Início Notícias Acontecimentos Fumo Negro no Vaticano

Fumo Negro no Vaticano

162
0

Ainda não é hoje que se conhece o novo Papa.

 

Sob o olhar atento de milhares de pessoas presentes na praça de São Pedro, saiu fumo negro, não sendo hoje ainda conhecido o novo Papa.

Assim, amanhã realizar-se-ão quatro novas votações, duas de manhã e duas à tarde.

O dia de hoje foi dedicado à primeira votação, onde são realizadas as eleições primárias, de modo a reconhecer candidatos. Até hoje nenhum conclave demorou mais de cinco dias, mas tudo dependerá do número de candidatos e dos seus apoios.

Os cardeais para serem eleitos e elegerem o novo Papa têm de ter menos 80 anos até à data de anúncio da Sede do Vaticano. Estes, depois da eleição do novo Papa, serão seus conselheiros, cargo que assumirão até à morte do Papa.

A votação é feita através de um boletim secreto, não havendo a possibilidade de abstenção. Os boletins são destruídos, depois das votações, numa fornalha na Capela Sistina. Daqui sairá o fumo negro, para quando não se chegou aos dois terços necessários, e branco, quando é escolhido o novo Papa.

Assim que se obtiver um resultado, espera-se que o novo Papa aceite o seu novo cargo. Deverá escolher o nome pelo qual quer ser reconhecido durante o seu pontificado. Os restantes cardeais terão de jurar-lhe fidelidade e será tornado público.

O futuro Papa deverá demonstrar as suas características de “pastor de almas”, de teólogo e de diplomata. Terá de ser capaz de saber comunicar e espalhar a palavra da Igreja Católica em todos os continentes. E, por isso, ser poliglota, mas saber falar italiano é requisito obrigatório, sendo a língua oficial do Vaticano.

Será o cardeal francês Jean-Louis Tauran, atual o cardeal protodiácono, ou seja o cardeal mais velho da ordem dos Cardeais-Diáconos, que irá subir ao balcão central da Basílica de São Pedro e pronunciar a conhecida frase Habemus Papam, Temos Papa, anunciando o nome do novo Papa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui