Início Desporto Hoje foi dia de Boxing Day. Sabe o que é?

Hoje foi dia de Boxing Day. Sabe o que é?

115
1

Relembramos-lhe hoje as origens de uma das maiores tradições praticadas no Reino Unido, que no dia 26 de Dezembro oferecem um segundo Natal aos seus habitantes

 

Duas coisas acontecem neste dia: Os saldos e os jogos de futebol.

O futebol inglês não diminui no final do ano, muito pelo contrário, o calendário fica cheio. No dia a seguir ao Natal, as equipas das quatro divisões, desde a Premier League até à League Two, a quarta divisão inglesa, entram em campo para celebrar o tradicional Boxing Day.

Até aqui tudo normal. Mas afinal o que é o Boxing Day? Trata-se de um feriado que é celebrado no Reino Unido e em outros territórios da Commonwealth (Comunidade das Nações Britânicas), desde o final do século XIX.

Porquê Boxing Day? Existem duas teorias. Uma data do século X, quando o Rei Wenceslas, Duque de Bohemia, passeava nas suas terras, no dia 26 de dezembro e ficou sensibilizado pela presença de um indigente, a quem deu pão e vinho, desafiando a inclemência do tempo. Esse ato foi anos mais tarde, tomado como exemplo pela Igreja Anglicana. No período do Advento (que começa quatro domingos antes do Natal), os fiéis eram convidados a doar dinheiro, que seria recolhido em caixas (boxes em inglês). As mesmas eram abertas no dia seguinte ao Natal e seus conteúdos repartidos entre os mais necessitados.

A outra versão é referente ao movimento de grupos de aristocratas britânicos, onde os ricos faziam presentes para os seus serviçais. Esses presentes vinham em caixas (box). Por isso “Boxing Day”: Dia das caixas.

Não se sabe qual das duas versões será a verdadeira do Boxing Day, pode ser que ambas, pode ser que nenhuma.

O Boxing Day é um feriado nacional em Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia e Canadá desde 1871. Nos dias em que o dia 26 calha no fim-de-semana, a celebração é transferida para a 2ª Feira, de forma a garantir que os trabalhadores tenham o seu dia livre (exceto no Canada, onde não se muda o dia).

Entretanto aqui ficam os resultados, da jornada desta tarde da Premier League:

Everton 2 Wigan Athletic 1
Fulham 1 Southampton 1
Manchester United 4 Newcastle United 3
Norwich City 0 Chelsea 1
Queens Park Rangers 1 West Bromwich Albion 2
Reading 0 Swansea 0
Sunderland 1 Manchester City 0
Aston Villa 0 v Tottenham Hotspur 4
Stoke City v Liverpool (19:45)

O clássico entre os rivais londrinos, Arsenal e West Ham, foi adiado devido à greve dos trabalhadores do metro, o que poderia afetar o público na chegada e na saída do Estádio Emirates.

 

1 COMENTÁRIO