Início Notícias O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

114
0
O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

Um homem de Glasgow desafiou-se a conhecer todos os seus seguidores do Twitter pessoalmente, e passou duas semanas a cumprir o desafio

 

Declan Dineen, um guionista e mágico em part-time escocês, com residência em Glasgow, decidiu, ‘num sábado aborrecido’ em Janeiro, que havia de conhecer pessoalmente todos os estranhos que o seguiam no Twitter.

O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

A iniciativa, a que Declan, de 32 anos, chamou #tweetandgreet começou ‘por mais nenhuma razão’ para além de que o homem ‘achou que devia ser divertido’, insistindo ele que ‘não foi uma aposta’, que ‘estava completamente sóbrio’ e que tinha ‘total uso das suas faculdades cognitivas’.

Declan começou a nível local, e em menos de uma semana tinha já conhecido cinco dos seus 170 seguidores. Depois disso, o projeto avançou a ‘velocidade de cruzeiro’, com Dineen a documentar a experiência no seu site da internet, e pouco depois já se tinha encontrado com cerca de quarenta pessoas, das áreas de Glasgow e Edimburgo.

O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

‘Quando comecei tinha cerca de 170 seguidores’ explica Dineen, ‘exportei-os para uma folha de cálculo –  sou assim estranho – e depois de eliminar as contas de spam, descobri que havia cerca de 150 pessoas para conhecer’.

Declan Dineen decidiu que esse seria o objetivo a que se proporia, e com seguidores em 20 cidades, lançou-se numa viagem de duas semanas, apanhando comboios baratos e pernoitando em casas de amigos.

O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

‘Não houve um processo formal. Eu enviava uma mensagem às pessoas e encontrávamo-nos para um café ou cerveja’, conta Dineen, ‘Tem sido fantástico, e não tem havido qualquer constrangimento em conhecer estranhos’.

Ele descobriu que alguns dos seus seguidores eram conhecidos do tempo em que visitava fóruns sobre jogos de vídeo, outros tinham-no seguido depois de o verem num espetáculo em Edimburgo, e havia ainda outros que não sabiam genuinamente porque o seguiam.

O homem que se encontrou com todos os seus seguidores

No entanto, para além de interessante e divertido, o desafio de Dineen mostra algo um pouco preocupante: o volume de informação que as pessoas estão dispostas a partilhar na internet. ‘Eu sou cauteloso com o que ponho nas redes sociais, mas há pessoas que estão dispostas a colocar a sua vida lá’, disse Dineen, explicando que acha ‘estranho’ saber tanto sobre a vida daquelas pessoas mesmo antes de as conhecer.

O desafio de Dineen, embora bastante fora do usual não é único. Um comediante viajou pelo mundo em 2000 para encontrar pessoas com o mesmo nome, lançando assim a sua carreira. No entanto, a iniciativa do mágico está a fazer sucesso, tendo já aparecido na BBC e em várias publicações online.