Início Acontecimentos Joana Vasconcelos é eleita Personalidade do Ano

Joana Vasconcelos é eleita Personalidade do Ano

106
0
Joana Vasconcelos é eleita Personalidade do Ano

Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal elege a artista plástica como Personalidade do ano.

 

Joana Vasconcelos é eleita Personalidade do Ano

Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal elege a artista plástica como Personalidade do ano.

Hoje, dia 9, a artista plástica Joana Vasconcelos irá receber o Prémio Personalidade do Ano 2012/Martha de la Cal, prémio conferido pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

O evento irá decorrer pelas 18h15 do dia de hoje, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, contando com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Este prémio, atribuído pela AIEP, distingue o trabalho de uma pessoa ou instituição que promove de forma significativa a imagem do país a nível internacional.

Joana Vasconcelos nasceu em Paris há 42 anos e esteve sempre no meio da arte contemporânea.

Em 2005, 2007 e 2012 participou na Bienal de Veneza. Aqui, comprovou e garantia o sucesso da sua carreira a nível internacional. A artista plástica não olhou a fronteiras, tendo passado pelo Japão, Brasil, Moscovo.

Em Portugal, e em Lisboa, onde vive, foi no Museu Colecção Berardo que expôs, em 2010, a grande antológica Sem Rede. Esta mostra fez com que Joana Vasconcelos conquistasse o publico português, tendo sido a exposição mais visitada de sempre.

Em 2012 conquistou o Palácio de Versalhes, convidada pelo presidente da instituição, Jean-Jacques Aillagon, onde foi a primeira mulher e mais jovem artista plástica a expor naquele que é um dos mais célebres e emblemáticos castelos reais.

Atualmente, e até Agosto, a artista plástica contemporânea tem presente uma exposição de 38 peças, no Palácio Nacional da Ajuda, onde já passaram mais de 20 mil pessoas em apenas duas semanas desde a sua abertura.

Entre as suas obras estão algumas das mais surpreendentes e que causaram enorme impacto, nomeadamente o lustre A Noiva, composto por tampões. Esta peça foi proibida no Palácio de Versalhes. Os sapatos femininos Marilyn, constituídos por panelas e o Coração Independente Vermelho, criado através de talheres de plástico, representando a nossa filigrana e uma alegoria ao fado de Amália.

É pela sua notável carreira até então que Joana Vasconcelos foi distinguida para o prémio Personalidade do Ano.

Na escolha da personalidade do ano, participaram os membros pertencentes da AIEP, cerca de 57 jornalistas que representam meios de comunicação de mais de 20 países.

Joana Vasconcelos é eleita Personalidade do Ano