Início Notícias Jogos para o cérebro

Jogos para o cérebro

113
0
Jogos para o cérebro

Hoje abordamos a prática de jogos intelectuais e damos a conhecer alguns deles.

 

Já há muito que se fala de jogos que nos ajudam a estimular o raciocínio e a aperfeiçoar determinadas capacidades. Há, inclusive, quem veja estes jogos como fundamentais, no mundo corporativo, em tomadas de decisão e gestão de crises. Daniel Oliveira Dantas, presidente da Federação Brasileira de Othello e professor da Universidade Federal de Sergipe, afirma que o Xadrez e o Othello são dois bons exemplos de jogos que desenvolvem a capacidade de concentração, memorização e raciocínio lógico.

Solange Machado, professora de Inovação da HSM Educação, revela que, hoje em dia, existem os mais variadíssimos tipos de jogos, sendo os mais praticados aqueles que podem ser aplicados à realidade das empresas. Solange explica que, na mesma linha, temos também os jogos online, como World of Warcraft, Eve Online, EverQuest, Star Wars, entre outros, e que “os jogos mais utilizados pelas empresas brasileiras são os jogos corporativos que simulam as operações ou estratégias da empresa”.

Este tipo de jogos é muito apreciado por algumas empresas devido à simulação de acontecimentos reais, que permite testar as pessoas em situações de pressão, conflitos, ambiguidade e simular alterações a nível externo.

No entanto, e depois de estudos antigos revelarem que este tipo de jogos ajuda a treinar o cérebro, surgem agora novas investigações com diferentes revelações. Um estudo recente, levado a cabo por dois investigadores europeus, concluiu que os jogos podem produzir melhorias na tarefa desempenhada, mas que isso não é transferido para competências mais amplas, como a capacidade de ler, fazer contas ou outras medidas de inteligência. No fundo, a prática dos jogos apenas nos torna melhores nesses mesmos jogos.

Existe bastante informação viável que nos comprova que treinar a memória é bastante importante, seja na nossa capacidade de leitura, resolução de problemas ou aprendizagem de novas competências. Estudos realizados por Klingberg e outros investigadores centraram-se no tema e, em 2008. Susanne Jaeggi divulgou que, de acordo com os estudos, treinar a memória aumentava realmente a inteligência. Contudo, durante este último ano, a ideia de que treinar a memória traz benefícios tem sido abalada. Um grupo de psicólogos tentou replicar as descobertas de Susanne, mas tendo mais cuidados de controlo e dezassete testes de competências cognitivas diferentes. Os resultados não mostraram quaisquer melhorias a nível de inteligência.

Seja como for, mal estes jogos não fazem e podem ser uma forma divertida de passar o seu tempo. Assim sendo, damos-lhe a conhecer alguns jogos online para exercitar o seu cérebro, bem como algumas das melhores aplicações do género para iPhone:

  • Sudoku 3D: raciocínio/matemática
  • Woffo: comunicação/construção de palavras
  • WordSnake…Words Without Borders: comunicação/construção de palavras
  • VocabU: comunicação
  • Combine 4!: raciocínio/matemática
  • Zarik: raciocínio/lógica
  • Ynth: raciocínio/lógica
  • Ten Squared – Logic Puzzle Game: raciocínio/lógica

 Jogos para o cérebro

Fontes:

  • Samara Teixeira – “Jogos intelectuais em benefício do profissional”
  • The New Yorker – “Brain games are bogus”
  • oBoGamer – “Entertainment That Makes You Smarter – Part 1  “