Início Acontecimentos Jovem vende Startup à Yahoo! por 30 milhões de dólares

Jovem vende Startup à Yahoo! por 30 milhões de dólares

133
0
Jovem vende Startup à Yahoo! por 30 milhões de dólares

Nick D’Aloisio, de 17 anos, cria aplicação para o telemóvel durante as suas férias e vende-a à Yahoo!

 

Há cerca de dois anos, um jovem de 15 anos na altura, criou uma aplicação para o iPhone, que ao encontrar vários artigos na internet, o aplicativo irá resumi-los num só e num formato próprio para o telemóvel.

Hoje o jovem com 17 anos, Nick D’Aloisio, vendeu a sua empresa, Summly, a uma das maiores empresas de internet, a Yahoo! por cerca de 30 milhões de dólares, cerca de 23 milhões de euros.

A aplicação foi criada durante as suas férias de verão, a partir de livros de programação e fóruns tecnológicos. Depois de criar o código, Nick D’Aloisio, enviou diversos e-mails para a imprensa de tecnologia de modo a obter a maior divulgação.

Inicialmente a aplicação foi lançada com o nome Trimit, apesar de não ter tido muita visibilidade, mas mais tarde, do outro lado do mundo, e depois de ter estado meses a desenvolver a sua aplicação sozinho e no seu quarto, Nick D’Aloisio chamou a atenção de Li Ka Shing de Hong Kong.

Jovem vende Startup à Yahoo! por 30 milhões de dólares

Li Ka Shing  e a sua equipa ajudaram Nick D’Aloisio a criar a sua empresa e ajudando-o a melhorar a sua aplicação, chegando a aconselhar a mudar o nome da mesma, para Summly. Esta mudança levou a que algumas celebridades aderissem e fossem utilizadores desta aplicação, como Aston Kucher, Stephen Fry e Yoko Ono.

Com este impulso, o jovem viajou entre São Francisco, Nova Iorque e a Ásia de modo a promover a sua “invenção”, conhecendo pessoas influentes no mundo da tecnologia, como Jony Ive da Apple.

Em Janeiro de 2012, Nick D’Aloisio conheceu a antiga vice-presidente da Google, Marissa Mayer, numa conferência em Munique. Esta, em finais de 2013 entrou de novo em contacto com o jovem, mas desta vez como chefe executiva da Yahoo!, para conversarem a possibilidade da empresa comprar a aplicação Summly.

O jovem de 17 anos, Nick D’Aloisio chegou a acordo com Marissa Mayer e Jackie Reses, o acionista maioritário da Yahoo! na altura. Como parte integrante do acordo, será que Nick D’Aloisio será funcionário a tempo inteiro na empresa.

Adam Cahan, vice-presidente de produtos emergentes e telemóveis da Yahoo!, afirmou que a aplicação Summly irá “ganhar vida através de experiências da Yahoo! telemóveis”. Adam acrescentou ainda que “Para os editores, a Summly oferece uma nova abordagem no interessa de historias e alcançar uma nova geração de utilizadores de telemóveis que quer informação na hora.”.

Apesar do sucesso que o Nick D’Aloisio teve com a sua aplicação criada a partir do seu quarto, muito se fala do valor pelo qual a vendeu. Os 30 milhões de dólares parece um avultado valor para um aplicação que se apresenta gratuita e que ainda pouco atingiu.

Kara Swisher da empresa AllThingsD, refere que a Yahoo! está a apostar nesta aplicação para que a empresa seja vista como uma empresa de telemóveis de qualidade.

Jovem vende Startup à Yahoo! por 30 milhões de dólares

Nick D’Aloisio revela que “Não é o dinheiro que me fez realizar o negócio, mas a oportunidade de construir uma grande plataforma em tecnologia e é isso que, como empresário, é tão estimulante. Como fundador de uma companhia que queres que tenha a visão de liderança e eu quero trazer a minha tecnologia para aqui e a Yahoo! está a contratar pessoas. É um bom momento para ir para esta empresa, quando eles estão a tentar crescer e a rejuvenescer. Isso é o que me motivou.”.

O jovem afirmou que irá tentar conciliar os seus compromissos escolares com o seu trabalho na Yahoo!, apesar de não saber se irá trabalhar a partir de casa.

Apesar do valor avultado da compra da sua aplicação para telemóveis, Nick D’Aloisio não tem planos para gastar o dinheiro, a não ser numa nova mochila. O restante dinheiro irá para uma conta que poderá servir para novos negócios.