Início Notícias Jovens com fotografias sensuais são vistas como menos competentes

Jovens com fotografias sensuais são vistas como menos competentes

107
0
Mulheres com fotografias sensuais são vistas como menos competentes

Um novo estudo demonstra que as jovens com fotografias sensuais são vistas como sendo menos competentes

 

Partilhar uma fotografia sexy ou provocadora no Facebook pode causar má reputação. Um novo estudo da publicação Psychology of Popular Media Culture afirma que, as mulheres jovens que colocam fotos reveladoras, são vistas como sendo menos competentes e menos atraentes, física e socialmente pelos seus pares femininos.

“Há muita pressão para as adolescentes e jovens para que sejam vistas como sexy, mas partilhar esse tipo de fotografias online pode ter mais consequências negativas do que positivas”, diz Elizabeth Daniels, autora do estudo e psicóloga.

Para o estudo, Daniels realizou a 58 adolescentes e a 60 jovens raparigas (dos 17 aos 25 anos) perguntas sobre o perfil de Facebook de uma mulher de 20 anos.

Mulheres com fotografias sensuais são vistas como menos competentes

Foi mostrado a metade dos participantes  uma fotografia provocadora, na qual a jovem usava um vestido vermelho, com um decote generoso. Aos restantes, foi apresentada uma foto da jovem vestida com uma blusa e calças de ganga.

O grupo em que a rapariga usava calças de ganga, concluiu que esta era mais bonita e que daria uma melhor amiga, em comparação com o grupo que foi exposto à foto sensual.

Houve uma maior disparidade na questão “Eu tenho confiança nas suas habilidades para realizar o trabalho.”

Os inquiridos que viram a fotografia provocante achavam-na menos competente.

“Porque será que nos focamos tanto na aparência das raparigas?”, diz Elizabeth.

Segundo a autora do estudo, esta perspetiva coloca as jovens e adolescentes numa situação em que não existem vencedores.

Se colocam fotografias mais “puras”,  as jovens poderão perder no que diz respeito a “recompensas sociais” como a atenção por parte do sexo masculino. Por outro lado, se usam fotografias sensuais, correm o risco de serem duramente julgadas pelos seus pares.