Início Acontecimentos Língua portuguesa em universidade sul-africana

Língua portuguesa em universidade sul-africana

129
0
Língua portuguesa em universidade sul-africana

Universidade de Pretória é a terceira instituição sul-africana a adotar a língua portuguesa.

 

Língua portuguesa em universidade sul-africana

O português está a ser implementado como curso “major” nos programas de Bacharelado em Humanidades, na África do Sul.

A Universidade de Pretória é já a terceira instituição sul-africana a abraçar o português, com a Universidade do Cabo e, no final deste mês, a Universidade Witwatersrand, em Joanesburgo. Esta, no seu site, refere-se à língua portuguesa como “uma das dez principais línguas maternas do mundo”.

Esta implementação do português nas universidades refere-se ao protocolo assinado na passada semana com o Instituto Camões, que irá criar Estudos Portugueses e a formação de docentes, tradutores e intérpretes.

Rui de Azevedo, coordenador do ensino de Português na embaixada de Portugal em Pretória, afirma em declarações à agência Lusa que “já está integrado e oficializado no ensino público e privado”.  Acrescentou ainda que, no passado ano, mais de 150 alunos realizaram o exame de 12º ano em português como língua secundária.

Já para António Ricoca Freire, embaixador de Portugal na África do Sul, esta implementação é uma “importante alavanca na promoção da língua portuguesa”.

Este protocolo com o Instituto Camões será, segundo a Universidade de Pretória, uma implementação importante também por ser um condutor de proximidade entre países lusófonos, como Moçambique e Angola, e ainda fortalecimento da relação com o Brasil.