Início Curiosidades Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

92
0
Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Moritz Gruppe reabre antigo teatro em Berlim que terá sido encerrado nos anos 30 pelo partido nazi.

 

A cidade de Berlim tem sido palco de enormes mudanças ao longo do último séculos e muitas das suas histórias têm-se perdido ao longo do tempo. Assim, quando um velho cabaret é descoberto mesmo no coração da cidade, as razões são mais que óbvias para celebrar. E nós celebramos hoje o Dia Mundial do Teatro falando sobre este acontecimento.

Dirk Moritz, fundador e CEO da empresa mobiliária Moritz Gruppe, andava a visitar uma piscina interior pública com a sua filha quando reparou na porta ao lado. Escondido da rua, no meio do pátio de outra propriedade, um edifício degradado, com três andares e as janelas todas tapadas, edifício que Moritz descreveu como “deserto e em ruínas”.

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

“Algo não parece estar bem com este edifício”, disse Moritz. A sua curiosidade estava a 100% e, desta forma, Moritz teve a coragem de pedir ao porteiro a chave do edifício para que pudesse vê-lo por dentro. E assim foi. Quando chegou dentro do edifício não encontrou nada mais que 30 toneladas de lixo. No entanto, os seus tectos altos, a pintura das paredes e o grande palco teatral que possuía claramente gritavam “temos uma história para contar”. Esta descoberta motivou Dirk Moritz a mergulhar como que numa odisseia de pesquisa que revelou resultados fantásticos.

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Este edifício fora outrora um salão de cabaret com restaurante. Construído em 1905 por Oscar Garbe, o edifício foi equipado com tectos abobadados e um palco, tendo sido pela primeira vez como “Fritz Schmidt’s Restaurant and Party Hall”. Em 1919 o local foi convertido em “Hummingbird Party Hall and Cabaret”, onde o auge do “Kabarett” alemão foi representado através de comédia cínica numa forma de entretenimento em sátiras à política (anos 20). Na sua pesquisa, Moritz deixou de encontrar dados em relação ao edifício a partir do ano de 1934 (um ano depois da tomada de poder pelo partido nazi). Devido ao seu caracter atrevido de sátira ao poder político, este cabaret foi alvo de grande repressão, e apesar de não serem explicitas, depreende-se que tenham sido estas as razões inerentes ao seu encerramento.

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

A empresa Mortiz Gruppe  comprou o edifício e revelou quais os seus planos para este projeto. A primeira revelação passa por dar a conhecer que o edifício terá o nome de Secret Garden e será destinado a uso público. Sabe-se que um dos objectivos de Moritz é transformar parte do edifício numa galeria de arte e trazer ao mesmo algo daquilo para o qual se destinava originalmente. Para a realização do projeto, do qual as construções tiveram inicio este mês, a Moritz Gruppe recrutou a conceituada empresa LAVA (Laboratory for Visionary Architecture) para realizar o design do espaço.

Moritz Gruppe reabre antigo teatro
Dirk Moritz (à direita) no espaço do edifício que será pela sua mão o Secret Garden

Nós por aqui aguardamos ansiosamente por mais novidades. Enquanto isso, ficamos com algumas imagens daquilo que se poderá futuramente encontrar.

Moritz Gruppe reabre antigo teatro

Moritz Gruppe reabre antigo teatro