Início Bem Estar Música e capacidade de comunicação intimamente ligadas

Música e capacidade de comunicação intimamente ligadas

97
0
Música e capacidades de comunicação intimamente ligadas

Estudo revela que a música e a linguagem estão mais relacionadas do que se poderia pensar

 

Já sabemos que os benefícios da música são diversos. Por exemplo, sabemos que uma música de fundo pode contribuir para a capacidade de aprendizagem de uma segunda língua…O que não sabíamos, e que os investigadores nos revelam agora, é que essa relação pode funcionar inversamente.

De acordo com o jornal The New York Times, um estudo publicado no PLOS ONE revelou que as pessoas que habitualmente utilizam a entoação para atribuir significado ao que dizem têm mais ouvido para aprender música. Os resultados vão mais além, sugerindo que os tons preparam o cérebro para o desenvolvimento de competências musicais.

O estudo, levado a cabo por investigadores do Baycrest Health Sciences’ Rotman Research Institute, analisou três grupos de pessoas: um composto por músicos, um composto por não-músicos que falavam inglês e um último composto por não-músicos que falavam cantonês. É de notar que para entender cantonês é necessário o domínio de seis tons diferentes, os quais interferem no significado das palavras.

Música e capacidades de comunicação intimamente ligadas

No decorrer do estudo, os investigadores forneceram aos participantes um conjunto de testes musicais e cognitivos complexos e os resultados revelaram que os cantoneses obtiveram um desempenho tão bom quanto os músicos, com uma pontuação de cerca de 20% superior aos ingleses não-músicos, nos diversos testes.

Gavin M. Bidelman, um dos autores do estudo e professor na Universidade de Memphis, afirmou que os resultados obtidos também se aplicam a muitas outras línguas tonais (mas não a todas). Por exemplo, um estudo anterior revelou que saber mandarim não apresenta muitos benefícios na área musical – provavelmente porque os tons são mais curvos. No cantonês, tal como no tailandês e no zulu, a língua assemelha-se mais a música.