Início Curiosidades Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

113
0
Nooderparkbar em Amesterdão

O Nooderparkbar em Amesterdão é o primeiro local de comércio 100% Marktplaats na Holanda.

 

O Nooderparkbar em Amesterdão é um café-bar que tem como característica fundamental o facto de ser 100% construído através de materiais comprados em segunda mão no marktplaats.nl. No entanto, apesar de ser construído através de materiais já utilizados, o espaço tem um aspecto novo. O marktplaats.nl não é nada mais nada menos do que uma espécie de eBay holandês, constituído por apenas cerca de uma centena de indivíduos e pequenos comerciantes.

Nooderparkbar em Amesterdão

O projeto esteve a cargo dos arquitetos e designers da Bureau SLA e da Overtreders W. Estes não foram só responsáveis pela projecção do espaço, tendo sido da responsabilidade dos mesmos a iniciação do projeto através da captação de recursos e construtores. Foi devido a estes factos que o projeto foi, apesar da crise financeira que atinge a indústria da construção holandesa, finalmente concluído.

Nooderparkbar em Amesterdão

Conhecendo melhor todo este projeto podemos dizer que o mesmo é bastante peculiar. Ora vejamos. O encontro de financiamento para o mesmo foi realizado através de um website de crowdfunding (*), e o facto de ser construído através da compra de materiais em segunda mão fez com que projetar e construir fossem realizados simultaneamente. Era impossível nestas condições realizar um projeto final com antecedência, uma vez que a oferta no marktplaats.nl está em constante mudança.

(*) Crowdfunding: trata-se de um financiamento colectivo, concebido através da conquista de vários financiadores para um projeto que podem investir no mesmo através de pequenas quantias monetárias, dando vida a uma ideia. O crowdfunding procura a fuga ao tradicional padrão de procura de financiamento, que é muitas vezes dificil de alcançar. Esta modalidade é realizada maioritariamente via internet e é muito simples. Os criadores lançam o seu projeto referenciando quanto precisam para a realização do mesmo e a data limite para conquista do financiamento. Posteriormente, um número variado de pessoas aposta em investir neste projeto apoiadas na vontade de ajudar um negócio a ganhar forma. Dependendo depois da quantia investida por cada pessoa é definida uma recompensa, podendo ela variar entre brindes até a uma participação dentro do próprio negócio. Esta modalidade de obtenção de financiamento está cada vez mais a ganhar destaque em todo o mundo.

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Basicamente, a construção consiste em três unidades de material que originalmente foram utilizados para a construção de um hospital temporário. A uma dessas unidades foram adicionadas janelas, e é esta que serve como fachada do edifício, bem como é nesta que se encontra o espaço de bar e duas casas-de-banho. As outras duas unidades, que se encontram empilhadas por cima da primeira, correspondem ao espaço de terraço.

Nooderparkbar em Amesterdão

Detalhadamente, a primeira compra no marktplaats.nl para este projeto foi um camião para permitir a recolha de todos os materiais por todo o país. Depois disso, foram adquiridas as unidades hospitalares, 42 janelas, alguns milhares de metros de madeira, 55 litros de tinta, 2 WC, lotes de telhas de cerâmica, entre outros materiais, como por exemplo as madeiras que deram lugar às paredes interiores do bar, que eram anteriormente madeiras que tinham sido utilizadas para a construção de uma gigante caixa de transporte de uma máquina de enchimento de leite da China para a Holanda.

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Nooderparkbar em Amesterdão

Hoje em dia, depois de totalmente construído, este espaço serve como local de encontro entre os moradores da zona em questão.

Nooderparkbar em Amesterdão