Início Cultura e Lazer O encanto da fotografia jornalística na World Press Photo

O encanto da fotografia jornalística na World Press Photo

116
2
World Press Photo

O famoso prémio internacional de fotojornalismo reúne as imagens mais marcantes do ano

 

O vencedor desta edição é o sueco Paul Hansen na categoria Foto do Ano, com a fotografia em que um grupo de homens transporta os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza.

O júri atribuiu prémios em nove categorias temáticas, como ‘Retratos’, ‘Natureza’ ou ‘Desporto’ a 54 fotógrafos de 33 nacionalidades. Na categoria ‘Vida Quotidiana’, destacamos um fotógrafo português, o qual foi distinguido: Daniel Rodrigues, com uma imagem a preto e branco de crianças a jogar futebol num campo em Dulombi, na Guiné-Bissau.

O encanto da fotografia jornalística na World Press Photo
Daniel Rodrigues

Para Daniel Rodrigues este prémio salvou uma carreira e talento que se destinavam a perder-se nos meandros do desemprego que assola o nosso país. Isto porque o fotógrafo encontrava-se desempregado e viu-se obrigado a vender todo o material para suportar as contas. Concorreu ao World Press Photo com fotos que nunca teriam sido publicadas por terem sido rejeitadas perante alguns órgãos de comunicação social. Este prémio no valor de 1500 euros serviu para readquirir material, para voltar outra vez ao fotojornalismo.

Esta é apenas uma das histórias que fazem parte desta iniciativa que está patente no Museu da Eletricidade todos os dias, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, sexta, sábado e domingo das 10h00 às 24h00. A entrada é gratuita.

2 COMENTÁRIOS