Início Notícias O mundo está de luto por Mandela

O mundo está de luto por Mandela

139
0
O mundo está de luto por Mandela

Surgem reações a cada minuto esta sexta-feira, quando o mundo faz o luto por Nelson Mandela.

 

O mundo chora hoje a morte de Nelson Mandela, que faleceu a noite passada, aos 95 anos. Celebridades, figuras de Estado e anónimos prestam desde a noite passada homenagem ao lendário líder sul-africano.

Barack Obama terá sido dos primeiros a decretar o luto nacional, após o Presidente da África do Sul ter revelado a pesarosa notícia ao mundo. Depois disso, as reações têm-se vindo a suceder.

O mundo está de luto por Mandela

O Príncipe William de Inglaterra encontrava-se curiosamente numa rara saída com a mulher, Kate Middleton, em que os dois foram assistir à estreia de ‘Mandela: Long Walk To Freedom’, no ‘Royal Film Performance’. À saída do evento, que teve lugar em Leicester Square, o Duque de Cambridge comentou que ‘são notícias extremamente tristes e trágicas. Acabamos de ser relembrados do homem extraordinário e inspirador que Nelson Mandela era e os meus pensamentos e orações estão com ele e a sua família neste momento’.

Outro evento que ocorreu a noite passada em que Mandela foi homenageado foram os ‘Cosmopolitan Ultimate Women of The Year Awards’, onde Nicole Scherzinger, que foi eleita ‘Personalidade de Televisão do Ano’, cantou ‘This Little Light Of Mine’ durante o seu discurso de aceitação, em que contou, emocionada, a história de quando conheceu o lendário líder sul-africano. Mais tarde, a cantora voltou a deixar as suas condolências no Twitter.

http://www.youtube.com/watch?v=_JVeo5DEBVQ

Entretanto, por todo o mundo, celebridades e anónimos prestam homenagem como podem. Na África do Sul, multidões reúnem-se em frente à casa do histórico líder, onde deixam flores e celebram a sua vida. No Reino Unido, o mesmo acontece junto à estátua de ‘Madiba’ em Londres. No Twitter, já mais de 7 milhões de mensagens homenagearam Mandela.

O mundo está de luto por Mandela

Em Portugal, a Assembleia da República prestou a sua homenagem esta manhã, e um luto nacional de três dias foi decretado pelo Governo de Passos Coelho. O Presidente, Cavaco Silva, terá enviado as suas condolências ao seu homologa ainda a noite passada. Também o Papa Francisco expressou por telegrama as suas condolências ao governo sul-africano, onde afirma “Rezo para que o exemplo [de Mandela] inspire gerações de sul-africanos a colocar a justiça e o bem comum à frente das ambições políticas”.

O mundo está de luto por Mandela

O corpo de Mandela já deixou a sua casa, onde morreu a noite passada, e estará em camara ardente na sede do Governo em Pretória entre 11 e 13 de dezembro, antes do funeral de Estado, que deverá ocorrer a 15 de dezembro em Qunu, onde Mandela cresceu. Antes disso, haverá um memorial por Madiba no dia 10, no estádio nacional em Joanesburgo.