Início Saúde Nutrição O que é o iogurte grego?

O que é o iogurte grego?

170
1
O que é o iogurte grego?


Delicioso, cremoso e com muitas calorias!

 

O iogurte grego é um tipo de iogurte muito conhecido pela sua textura cremosa. A sua espessura deve-se a passos extra na sua produção. Possui uma textura semelhante à das natas, sendo um excelente substituto.

O iogurte grego típico, produzido na Grécia, utiliza leite – tanto de vaca como de ovelha. Os melhores resultados são conseguidos quando, na sua produção, se utiliza leite gordo ou uma combinação de leite gordo e natas.

O iogurte grego é um ingrediente fundamental para qualquer molho de iogurte, tão apreciado pelos gregos e a ganhar popularidade por todo o mundo.

A elevada quantidade de proteínas também contribui para a fama deste tipo de iogurte. Tânia Rodrigues, nutricionista da RGNutri Consultoria, refere que “esses iogurtes passam por diversos processos de filtração que resultam num produto com mais quantidade de proteínas e pouca gordura”. Contudo, a “pouca gordura” aqui referida não deixa de significar “mais gordura do que nos iogurtes clássicos” e, por isso, quem pretende manter a linha deve optar por versões light ou com 0% de gordura.

De acordo com um artigo da DECO, a dose suplementar de gordura não é assim tão baixa. Foram analisados 11 iogurtes gregos naturais e comparados com os clássicos e os resultados revelaram que um iogurte grego natural tem cerca de 2,5 vezes mais calorias que um iogurte natural e o iogurte grego com açúcar tem cerca de 1,5 vezes mais calorias relativamente ao iogurte clássico com açúcar. Foi ainda possível observar que os iogurtes gregos naturais têm, em média, um valor energético de 119 quilocalorias por 100 gramas e os açucarados 143 quilocalorias por 100 gramas, enquanto um iogurte natural tem 50 e um iogurte natural açucarado, 105. Concluiu-se ainda que o iogurte grego natural tem mais 6,3 gramas de gordura comparativamente ao iogurte natural e o iogurte grego natural açucarado 3 vezes mais de gordura.

O que é o iogurte grego?

Mas afinal, quais os benefícios em consumir o iogurte grego?

Para além do seu sabor e da sua textura serem deliciosos e uma tentação para qualquer um:

  • Tem imensas proteínas
  • É uma enorme fonte de cálcio
  • Contribui para a promoção da saúde a nível do sistema digestivo e reprodutor

Delicie-se, mas tenha consciência que este é um alimento a consumir com moderação devido à quantidade de calorias que possui.

 

Fontes:

  • WiseGEEK – “What is greek yogurt?”
  • Thaís Manarini – “Afinal, o que é o tal iogurte grego?”
  • DECO – “Iogurte grego com mais gordura do que o tradicional”
  • Michele Borboa – “Why you should eat greek yogurt”

 

1 COMENTÁRIO

  1. […] O que é o iogurte grego? [clique na imagem para que se abra a janela do artigo] […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui