Início Cultura e Lazer O que fazer em Lisboa no fim de semana 20 a 23...

O que fazer em Lisboa no fim de semana 20 a 23 Junho

124
0
O que fazer em Lisboa no Fim de Semana de 20 a 23 de Junho

Todo o Fim de Semana

TEATRO: A peça ‘Menino de Sua Avó’ continua em exibição no teatro A Barraca nesta quinta e sexta a partir das 21:30 com entradas no valor de 10 euros.

Continua também em exibição, na Quinta da Regaleira, a peça ‘Ou Quixote’, com sessões às 22:00 horas de sexta e domingo. O bilhete tem o custo de 15 euros.

A peça ‘Guru’ mantém- se em exibição. Pode ser vista no Auditório dos Oceanos, durante sexta e sábado com sessões às 21:30 e as entradas variam entre os 15 e os 20 euros.

Permanece no Teatro Da Cornucópia a peça ‘Ai Amor Sem Pés Nem Cabeça, Destemperado Jogo de Entremezes Lisboetas’ às 21:00 horas de quinta a sábado. No domingo a sessão é às 16h00 horas. As entradas são no valor de 15 euros.

‘Velório Pra Morrer de Rir’ narra as peripécias de dois mortos que não se querem despedir sem darem uma última voltinha pelo mundo dos vivos, com passagem pelos próprios velórios. Está patente no Teatro Villaret de quinta a domingo com sessões às 21:30 e entradas no valor de 14 euros.

O Pequeno Auditório do CCB recebe quinta, sexta e sábado às 21h00 e domingo às 16h00 a peça ‘Rosencrantz & Guildenstern Estão Mortos’ com entradas entre os 11 e os 13,50 euros. A ideia reside em explorar as ações de duas personagens menores de ‘Hamlet’ de Shakespeare – Rosencrantz e Guildenstern perdidos à espera da inevitável morte. Estes espetáculo é interpretado por Gonçalo Waddington, Nuno Lopes, Bruno Nogueira e Beatriz Batarda, entre outros, e conta com a música original e interpretada ao vivo por Noiserv.

CLÁSSICA: ‘Cantare’ é um novo olhar sobre canções portuguesas. Os alunos do Atelier Musical, Coro e Orquestra da Escola de Música do Conservatório Nacional, entre os 8 e os 12 anos de idade, cantam e tocam, nestes dois espetáculos únicos no Teatro Camões. A estes juntam-se vários alunos mais velhos, como solistas convidados. Tudo isto acontece a partir das 21:00 horas na sexta feira e a partir das 16:00 no sábado. As entradas custam 7,50 euros.

DANÇA: O Auditório do Casino Estoril apresenta o espetáculo ‘3 Coreógrafos’ que marca o início de um novo e ambicioso projeto artístico da recém-criada plataforma Lisboa Metropolitan Arts, coordenada por uma equipa de profissionais provenientes do extinto Lisboa Ballet Contemporâneo. A proposta é promover e celebrar os artistas, os criadores e a cultura de Portugal, por isso, o espetáculo é marcado pela diversidade e reúne no mesmo espetáculo obras de vários coreógrafos. O elenco é constituído por oito bailarinos e conta com a participação especial da cantora Adriana Queiroz, do saxofonista Eddy Jam e do maestro Nuno Feist ao piano. Atuação marcada para sexta e sábado às 21:30 com entradas no valor de 21,50 euros.

CONCERTO: O ‘Lisboa Mistura’, é desde 2006 um projeto intercultural com um sólido percurso e renova-se em 2013, integrado nas Festas de Lisboa neste sábado e domingo na Praça de Armas do Castelo de S. Jorge por volta das 22:00 horas, com entradas no valor de 8 euros. Traz a música do mundo através das atuações de Kouyate – Neerman (Mali/França) e no domingo com Zap Mama (Bélgica).

FESTIVAL: Vinte anos depois o ‘Portugal Ao Vivo’ está de volta durante sexta e sábado e desta vez o palco escolhido foi o Estádio do Restelo. No primeiro dia os Gift exibem ‘Explode’ e ‘Primavera’, Pedro Abrunhosa vai ainda mais ‘Longe’, Miguel Araújo canta ‘Os maridos das outras’ e outras crónicas, os Deolinda viajam pelo seu ‘Mundo Pequenino’ e os Wraygunn soltam o blues-rock de ‘L’Art Brut’. No Segundo dia é o da nostalgia com Xutos & Pontapés, Resistência, Sétima Legião e Madredeus que constroem a ponte temporal com a edição original. Ao palco sobem também os GNR, que estiveram perto de participar no festival de 1993 mas não chegaram a subir ao palco. Em ambos os dias as atuações têm inicio previsto às 16:00 horas, no que diz respeito às entradas essas são de 30 euros (1 dia), 45 euros (2 dias).

EXPOSIÇÃO: A Culturgest recebe obras da coleção da artista, curadora e escritora Julie Ault numa exposição intitulada ‘Tell It To My Heart. Reunido por Julie Ault’. As obras expostas foram oferecidas por artistas com quem manteve ou ainda mantêm uma relação constante. Parte integrante deste projeto é também um programa de filmes selecionado por Jason Simon e apresentado no pequeno auditório. Durante quinta e sexta as portas estão abertas das 11:00 às 19:00 horas. Enquanto que no sábado e domingo será das 14:00 às 20:00. As entradas são no valor de 2 euros mas durante o Domingo serão de entrada livre.

Os últimos dez anos de trabalho de Joana Vasconcelos continuam em exposição no Palácio Nacional da Ajuda. O evento decorre de quinta a terça das 10:00 às 19:00 horas, exceto aos sábados em que decorre das 10 às 21 horas. O preço das entradas varia entre os 5 e os 24 euros. Recordamos que esta exposição estará patente até 25 de Agosto.

FESTA: As ‘Festas a Copo’ tomam conta das ruas da Barroca, das Salgadeiras e Diário de Noticias, no Bairro Alto, em Lisboa, esta sexta e sábado, 21 e 22 de junho. São 21 vinhos portugueses diferentes, para degustar a 1,5 euros o copo. Experimentar novos néctares e degustar um bom vinho português é o desafio da iniciativa que traz muita animação às ruas e bares, ao mesmo tempo que conquistar o público jovem, dando a conhecer a versatilidade e a qualidade dos vinhos nacionais.

CINEMA: As estreias para esta semana são: Lore, Em Segunda Mão, Destino Shanghai e Camille Claudel, 1915. Para todos os gostos, géneros e idades. Clique e confira as informações e trailers para ver aquele que mais se adequa a si!

 

Quinta Feira, dia 20

TAUROMAQUIA: A Praça do Campo Pequeno recebe a corrida ‘Juventude E Competição’ que conta com um cartel composto por um naipe de jovens e valorosos cavaleiros tauromáquicos como Sónia Matias, António Maria Brito Paes, Duarte Pinto e Tiago Carreiras. A estes juntam-se duas esperanças da Arte de Marialva: Marcelo Mendes, que confirma a alternativa e o praticante David Oliveira, recém-chegado ao toureio. Os toiros são da ganadaria António Silva. A cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e de Montemor, os dois mais antigos de Portugal, ficarão as pegas da noite. A corrida arranca às 21:30 com entradas entre os 10 e os 75 euros.

CONCERTO: Um ano depois, ‘Don Kikas’ e sua banda voltam a atuar no mítico B.leza. É já nesta quinta, a partir das 23h00, que o músico angolano apresentará temas do seu último trabalho ‘Regresso à base’, assim como alguns dos muitos sucessos dos seus 20 anos de carreira. Entrada é de 10 euros e não inclui consumo.

DANÇA: O Centro Cultural da Malaposta recebe Num Mar de Coisas, por volta das 21:30 com entradas no valor de 7,50 euros. ‘Num Mar de Coisas’ consiste num bailado em que um aglomerado aparentemente desorganizado de indivíduos se vai organizando e individualizando à medida que o espaço é percecionado pelos performers.

EXPOSIÇÃO: ‘LOVE HOLE na Purple Rose’ é uma exposição em que Afonso Ferreira preparou cinco novas imagens, cinco ‘pin-ups’ homoeróticos das personagens do livro, plenos de provocação e humor, no espírito desta BD que têm confundido conservadores, hipócritas e norte-americanos politicamente corretos. Para os colecionadores de Arte e fetichistas do papel, foi feita ainda uma serigrafia limitada a 20 exemplares que estará à venda na inauguração. Esta exposição esta patente na Boutique Purple Rose (Interior da Pensão Amor – Sex Shop)

 

Sexta Feira, dia 21

FESTIVAL: O Summer Choral Fest – Festival Coral‘  inicia-se no Grande  Auditório do CCB, por volta das 21:00 horas com entradas no valor de 12 euros. Nele se assinala a estreia do Summer Fest Choir, o qual se  apresentará em parceria com a Filarmonia da Beiras, cantando a Carmina  Burana, de Carl Orff, sob direção do maestro Eugene Rogers.

O ‘Festival Novos Talentos Fnac’ está de regresso e este ano acontece já sexta feira no Cinema São Jorge em Lisboa. Doze bandas portuguesas vão atuar ao vivo divididas por três espaços da sala lisboeta. Sala 1: Samuel Úria, Mazgani, Tape Junk, Brass Wires Orchestra. Sala 2: Nice Weather for Ducks, First Breath After Coma, Ermo, Quelle Dead Gazelle. Café Concerto: Little Friend, Coelho Radioactivo, Colibri, Ana Cláudia. Entradas no valor de 4 euros.

STAND UP: Os nossos profissionais da comédia, altamente especializados em macambúzios e carrancudos, não abandonarão as instalações enquanto não arrancarem risos e sorrisos nesta noite da ‘Bang Comedy Gang’ no Centro Cultural da Malaposta com entradas no valor de 7 euros. Este espetáculo tem início previsto para as 21:45 horas.

CONCERTO: Os ‘Elétricos’ apresentam-se nesta sexta no Centro Cultural da Malaposta a partir das 21:30 com entradas no valor de 7,50 euros, preço único. Com um álbum editado e outro a caminho prometem trazer Fado, Valsa, Blues, Swing, Tango, Rockabilly e sabe-se lá  que mais, combinados e servidos nas doses certas para fazer renascer temas  clássicos de Tony de Matos, Beatriz Costa, João Villaret e Natércia Barreto  entre outros.

DANÇA: A Companhia de Dança Contemporânea de Évora estreia no Centro Cultural Olga Cadaval no Auditório Jorge Sampaio pelas 22:00 horas, ‘Romeu e Julieta – Encontro e Desencontro’. Um bailado cheio de simbolismo baseado na celebre obra ‘Romeu e Julieta’, com entradas no valor de 10 euros.

DJ SET: Por momentos, Lisboa vai mexer-se ao melhor estilo de Detroit pois, Derrick May e Jimmy Edgar são os representantes do estilo da cidade norte-americana que vai invadir o Lux  a partir das 01:00 horas com entradas a 12 euros. Derrick May prefere, contudo, outra designação para os sons que transpiram dos seus sets: ‘sexy electronic funk’, embora seja um dos mentores do som techno. De outra geração, Jimmy Edgar tem tomado em mãos a missão de preservar o legado de May e de o levar ao convívio com outras possibilidades.

 

Sábado, dia 22

CONCERTO: Os ‘Cais Sodré Funk Connection’ sobem ao Bairro Alto para uma atuação imperdível no Teatro do Bairro. Soul, funk, suor e muita dança ao qual se juntam convidados e muitas surpresas. Toda esta animação no Teatro do Bairro  a partira das 22:00 horas, com entradas no valor de 6 euros.

TEATRO: O Teatro Gil Vicente continua a receber este sábado, pelas 21:30 horas, a peça ‘A Última Noite’. O preço varia entre os 7,50 e os 12,50 euros.

DANÇA: Culturgest é o local escolhido para uma revisita à peça ‘A Sagração de Primavera’. No ano em que a peça comemora o seu 100º aniversário, a artista Olga Roriz decidiu dirigir e interpretar a obra após 36 anos de carreira como bailarina e intérprete e com nove solos criados para dança lança-se a um duplo desafio. A revisitação de uma obra maior como é ‘A Sagração da Primavera’ e a insistência da sua longevidade como bailarina e intérprete. Poucos são no mundo os criadores que se propõem a coreografar esta obra, muito menos ainda os que aos 57 anos de idade a dançam. Esta oportunidade inicia-se às 21:30 com entradas no valor de 12 euros. Pessoas com menos de 30 anos pagam cinco euros.

ENTRETENIMENTO: ‘A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2013’ é evento ocasional que ocorre perto da noite do solstício de verão (noite mais curta do ano). É um evento de iniciativa ibérica, em que a ideia é jogar até ao nascer do sol, e ao qual vários grupos portugueses aderiram. Atrativos: além dos inúmeros jogos de tabuleiro disponíveis, estarão à disposição mesas de snooker, ping-pong e matraquilhos. Tudo isto acontece no Grupo Desportivo Santander (Alvalade) a partir das 15:00 horas com entrada gratuita.

 

Domingo, dia 23

CONCERTO: Sorriso Maroto, apresentará em Portugal os grandes sucessos, dos seus 15 anos de carreira. E em Lisboa este quinteto carioca escolheu o Coliseu dos Recreios, onde se apresentam cerca das 21:30 com entradas entre os 32 e os 42 euros.

MUSICAL: O ‘St. Dominic’s Gospel Choir’ apresenta-se no Teatro Villaret a partir das 17:00 horas com entradas no valor de 15 euros.

FADO: Jorge Silva canta o fado neste domingo no Centro Cultural da Malaposta, às 16:15 com entradas no valor de 5 euros.