Início Cultura e Lazer O que fazer em Lisboa no fim de semana 23 a 26...

O que fazer em Lisboa no fim de semana 23 a 26 Maio

102
0
O que fazer em Lisboa no fim de semana 23 a 26 Maio

Todo o Fim De Semana

DANÇADurante todo este fim de semana o Teatro Camões recebe a Companhia Nacional de Bailado com ‘La Valse –  A Sagração Da Primavera’, ballet musical  de Stravinsky supostamente baseado na imagem de um ritual sagrado pagão, no qual uma jovem dança até à morte. Esta interpretação conta com a força da coreografia de Olga Roriz, em conjunto com a excelência dos bailarinos da companhia e está presente no Teatro Camões de quinta a sábado a partir das 21:00 horas e no domingo a partir das 16:00 horas com entradas no valor de 5 a 25  euros.

TEATRO: No que diz respeito a teatro a oferta é bem variada: a peça ‘TOC TOC’ continua no Tivoli Bbva na quinta e sexta sempre ás 21:30. A não esquecer que à quinta feira o espetáculo tem um preço único de 10 euros, sendo que nos restantes dias o preço varia entre os 15 e 20 euros.

Também a peça ‘Menino de sua Avó’ continua no Teatro Cinearte – A Barraca. As entradas são no valor de 5 euros preço único na quinta feira, enquanto na sexta será de 10 euros, sendo que a peça será apresentada pelas 21:30 horas.

O Auditório dos Oceanos continua a receber todo o fim de semana a peça ‘Guru’. Às quintas feiras o bilhete do espetáculo tem o preço único de 10 euros, sem lugar marcado e nos restantes dias o preço dos bilhetes varia entre os 15 e os 20 euros. O espetáculo tem hora marcada para as 21:30 na  quinta, sexta e sábado, já no domingo será às 16:30.

‘A Curva da Felicidade’ é outra aposta para este fim de semana e encontra-se na Casa do Artista – Teatro Armando Cortez, quinta e sexta às 21h30. Já no sábado a dose é dupla, com sessões às 16h00 e às 21h30. Bilhetes a 15 euros.

Ainda dentro a da área teatro podemos sugerir Broadway Baby – A História do Musical Americano‘, musical em que  Henrique Feist aborda a cantar o aparecimento da Broadway. A intenção é de trazer a história e o espírito do musical americano até ao público português, através de canções dos seus maiores compositores. Para isso conta com a ajuda preciosa de Nuno Feist ao piano, interpretando temas de Cole Porter, George Gershwin ou Irving Berlin, viajando assim pelo maravilhoso universo da Broadway. Esta foi a forma que os irmão Feist encontraram, de celebrar os seus 30 anos de carreira no Auditório do Casino do Estoril, quinta e sexta às 21h30 com entradas no valor de 15 euros.

EXPOSIÇÃO: ‘Les Apaches’, é o nome escolhido por Vasco Barata para uma exposição que envolve escultura, desenho, fotografia, instalação e performance baseados em vários movimentos distintos desde o imaginário do grupo de jovens que aterrorizava a burguesia parisiense no início do século XX, aos índios nativos americanos e ao movimento anarquista italiano dos anos 70, Indiani Metropolitani. Esta junção está patente na Appleton Square de terça a sábado das 15h00 às 20h00 com entrada gratuita.

As obras de Joana Vasconcelos dispensam apresentação, mas não dispensam uma visita que poderá ser feita no Palácio Nacional da Ajuda de quinta a terça-feira das 10h00 às 19h00, exceto sábados das 10h00 às 21h0ras. Com entradas de 5 a 24 euros.

No âmbito da fotografia, no Museu Coleção Berardo está patente a ‘BES Photo’ de  terça a domingo das 10h00 às 19h00. Também com entradas gratuitas.

AWorld Press Photo continua a poder ser visitada no Museu da Eletricidade todos os dias, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, sexta, sábado e domingo das 10h00 às 24h00. A entrada é gratuita.

A Feira do Livro regressa à cidade de Lisboa, de 23 de maio a 10 de junho, e promete momentos para toda a família. Voluntariado, Clube da Leitura e Conferência de Edimburgo são algumas das novidades desta edição. Debates, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos e um vasto programa dedicado às famílias e crianças integram a programação. O Parque Eduardo VII é o local desta grande mostra literária com horário entra as 11:00 horas e a meia noite.

CINEMA: As estreias para esta semana são: Grandes Esperanças e Velocidade Furiosa 6. Para todos os gostos, géneros e idades. Clique e confira as informações e trailers para ver aquele que mais se adequa a si!

Quinta Feira, dia 23

CONCERTO: ‘Mick Harvey’ apresenta-se no pequeno auditório do CCB incorporado na iniciativa Ccbeat nesta quinta feira às 21:30 com entradas de 13,50 euros. Harvey apresenta-se a solo depois de ter fundado e colaborado nos Bad Seeds, vê-se como colaborador e neste contexto produziu novas bandas, tocou e gravou com nomes conhecidos e compôs e gravou bandas sonoras de filmes. Com tudo isto, conseguiu tempo ainda para editar o seu primeiro álbum ‘Sketches From the Book of the Dead’ que o traz ao CCB com ‘uma incursão pelo seu profundo mundo pessoal e uma investigação profunda sobre uma pouco explorada área da condição humana’.

Para os amantes do som alternativo o Santiago Alquimista apresenta os ‘Godflesh’, uma banda de metal industrial, do Reino Unido especializada em unir o caos eletrónico da Musica Industrial com o peso do Metal. A banda sobe ao palco às 21:30 e as entradas custam 20 euros.

Como já nos habituou a Lx Factory é a casa da musica brasileira por excelência, e para não fugir à regra apresenta no primeiro show da noite, a cantora e compositora bem como cenógrafa carioca, ‘Nina Becker’ que apresenta as canções dos seus dois últimos álbuns: “Azul” e “Vermelho“. O segundo show da noite fica a cargo de ‘Thaís Gulin’, atriz ‘empurrada’ para a música e que inicia a sua tournée europeia em Portugal, para lançar o aclamado álbum ‘ôÔÔôôÔôÔ’. Escuta-se musica brasileira na Lx Factory a partir das 22:00 horas e o valor das entradas é de 5 euros.

FADO: ‘Formidável Bigode’ é o álbum que servirá de mote para dois concertos do Rouxinol Faduncho, essa castiça personagem de Marco Horácio, no Cine Incrível em Almada nos próximos dias 23 e 24 de Maio sempre às 22:00 Horas, com entradas no valor de 10 euros. Nota: o concerto do dia 23 encontra-se esgotado.

Sexta Feira, dia 24

CONCERTO: Ary, O Poeta Das Cançõesé um espetáculo que se apresenta pela voz de QuimZé Lourenço, cantor, ator, músico, arranjador e produtor português que entendeu que esta era uma boa altura de homenagear o incontornável José Carlos Ary dos Santos. Para tal o Centro Cultural da Malaposta, foi o local escolhido para a partir das 21:30, com entradas no valor de 12,50 euros, escutar temas como ‘Desfolhada’, ‘Canção de Madrugar’, ‘Cavalo à Solta’, ‘Tourada’, ‘Estrela da Tarde’, ‘Um Homem na Cidade’, ‘O Cacilheiro’, ‘Fado do Campo Grande’, ‘O Homem das Castanhas’, ‘Lisboa Menina e Moça’, ‘Os Putos’, ‘Retalhos da Vida de um Médico’ de forma contemporânea e inovadora.

Aurea é também um nome já bem conhecido do publico português, a cantora com influências claras de pop e soul lançou recentemente ‘Soul Notes’, álbum que conta com alma mais soul do que nunca, servindo de mote para o concerto desta sexta feira no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval, por voltas das 22:00 horas, e as entradas essas são no valor de 15 a 25 euros.

‘Samuel Úria’ é igual a sim mesmo, e destaca-se pela originalidade e leveza com que escutamos os seus temas no nosso português materno, então para os fãs e para os descobridores de novos sons nacionais, este músico torna-se uma lufada de ar fresco que poderá ser escutada na sala TMN ao Vivo a partir das 22:00 horas com entradas a 10 euros.

Se os sons do Brasil forem a opção para a noite de sexta feira, basta passar pela Lx Factory, que recebe no primeiro show da noite os instrumentistas e compositores mineiros Nivaldo Ornelas (saxofone e flauta) e Juarez Moreira (violão e guitarra) apresentam o espetáculo musical ‘Aquarela – A Música de Ary Barroso’. Toninho Horta, na companhia da luxuosa Orquestra Fantasma, festeja o relançamento do cd intitulado ‘Terra dos Pássaros’ no segundo show da noite neste espaço dedicado à cultura brasileira. Atuações marcadas para as 22:00 horas com entradas no valor de 5 euros.

As Anarchicks estão de volta aos concertos no Musicbox e trazem consigo os The Lazy Faithful. A partir da meia noite com entradas no valor de 6 euros.

DOCUMENTÁRIO: Sabemos que há por aí fãs dos documentários, então para eles vai a sugestão do Centro Cultural da Malaposta que transmite ‘Viagem A Cabo Verde E Kolá San Jon’ – que consiste na historia de uma viagem por Cabo Verde a caminhar sem tecnologias, sem nada programado e com apenas uma mochila às costas, se parte em descoberta desta terra e da sua beleza. Pode-se assistir a esta projeção às 21:30 com entradas de 3 euros.

FADO: Um leque variado de fadistas dão a alma à iniciativa ‘Fado – Um Tributo a Lisboa’ que decorre na Aula Magna. Durante duas horas pode-se ver e ouvir nomes como: Ada de Castro, Ana Sofia Varela, Camané, Carlos do Carmo, Carminho, Ricardo Ribeiro, Lenita Gentil, Mafalda Arnauth, Natalino de Jesus, Pedro Moutinho e Rão Kyao nesta homenagem à Lisboa do Fado, com arranque marcado para as 22:00 horas com entradas de 5 euros.

STAND-UP: Para acabar a noite a rir há a hipótese da ‘Gala De Finalistas De Stand Up Comedy’ do Teatro Villaret com início marcado para as 23:45 com entradas de 10 euros para ver onze comediantes que pela primeira vez enfrentam o público com textos escritos por eles próprios em jeito de formatura do curso de comédia.

Sábado, dia 24

FESTIVAL: ‘Brazilian Day’ é um festival organizado pela Globo, de entrada gratuita no recinto mas paga na Tenda VIP e na Tenda eletrónica que rondam os 60 e os 10 euros respetivamente. Esta iniciativa decorre no Passeio Marítimo de Algés por volta da meia noite e neste sábado sobem ao palco Jota Quest, Adriana Lua, Tércio Borges e os Democratas do Samba, e muitos mais visto que este ano o evento conta com a tenda eletrónica que ficará a cargo de nomes como Diego Miranda (live act. Stephenie Coker), Nelson Cunha (Megahits) e No Makas. A abertura das portas será ás 15:00 horas. Toda a apresentação do evento fica a cargo da bem conhecida apresentadora brasileira  Ana Maria Braga.

DANÇA: Para os amantes do tango o Tivoli Bbva apresenta ‘Selección Nacional de Tango Y Aríel Ardit’ que consiste na junção de Ariel Ardit, um dos artista mais aclamados no panorama da musica argentina que se faz acompanhar de um sexteto composto só por excelentes músicos e executantes de renome internacional. Aos que se juntam o campeão mundial de tango de 2004, Iván Romero e a bailarina Silvana Núñez, para espalhar o encanto e sedução desta dança a partir das 21:30 horas, com entradas a variar entre os 12,50 e os 25 euros.

RIR: O Villaret Comedy aposta no improviso com os ‘Quantos Queres’ e o conceito ‘Improlaroid’ que consiste, tal como numa fotografia instantânea, todas as cenas são feitas na hora baseadas na comédia de improviso. Este espetáculo tem inicio previsto para as 23:45 com entradas de 8 euros.

DJ SETS: A editora Desolat encarna forma de noite itinerante pelas mãos da eximia Dj tINI de que o seu álbum ‘Tessa’ inspirado nas suas vivências em Ibiza é exemplo vivo nas pistas. Já o Dj Robert Dietz tem como máxima ‘house is a feeling’ e consigo traz o som das faixas da sua compilação ‘Arkitekt 1’. Esta junção trazida ao Ministerium Club pela editora, tem inicio previsto para cerca da meia noite com entradas de 10 euros.

 CONCERTO: A Tour ‘Para Sempre’ terá por base o mais recente álbum de originais do musico brasileiro Leandro,  incluirá alguns dos seus maiores êxitos e serve de razão para o mesmo subir ao palco do Coliseu do Recreios neste sábado, e a primeira parte deste concerto vai estar a cargo de Maria Teresa. A voz revelação de 2012 irá trazer os ritmos folk-pop e apresentar ao público o seu mais recente trabalho intitulado ‘Faltam-me as palavras’. Tudo isto acontece sensivelmente por voltas 22:00 horas sendo que as portas do Coliseu abrem uma hora antes e as entradas variam entre os 15 e os 20 euros.

O pequeno auditório do CCB incorporado na iniciativa Ccbeat recebe ‘Norberto Lobo E Lula Pena’, ou seja a junção do musico de aprendizagem independente com a fadista, ‘chanteuse’, intérprete, autora, artista, mulher de Lisboa e com uma abordagem muito singular à musica fazendo uma mistura camaleónica de estilos no mesmo tema, marca da sua expressão como artista. Esta metamorfose musical acontece a partir das 21:30 horas e as entradas são de 12,50 euros.

EXPOSIÇÃO: O Pátio da Galé (Terreiro do Paço) mais propriamente a Sala do Risco, recebe este sábado a exposição ‘Álvaro Cunhal – Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro’, esta iniciativa ‘é um contributo fundamental para conhecer melhor aquele que é, sem qualquer dúvida, a personalidade que no século XX e na passagem para o século XXI mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projeção no plano mundial’. Terça feira a Quinta-feira (10h00 às 20h00), Sexta-feira e Sábado (10h00 às 22h00), Domingo (10h00 às 20h00), (Encerrada à Segunda-feira). Entrada Gratuita. Patente até dia 2 de Junho.

Domingo, dia 26

CONCERTO: Os acordes tirados da guitarra de Vicente Amigo prometem ecoar pelo Coliseu dos Recreios por volta das 21:30 deste domingo. Depois de três anos sem editar, volta com ‘Tierra’, álbum composto por nove temas inovadores numa fusão única de flamenco e influências celtas. Mas é claro que este musico já mais que consagrado trará os temas mais emblemáticos da sua carreira, ao longo da qual colaborou com nomes como Alejandro Sanz, Enrique e Estrella Morente, David Bowie, Milton Nascimento ou Al di Meola, entre outros. Entradas entre os 22 e os 55 euros.

A Lx Factory recebe no âmbito Semana Jóias Da Mpb (Musica Popular Brasileira) o multifacetado cantor e compositor brasileiro Lenine, neste domingo a partir das 18:00 horas com entradas de 10 euros. Nota: Lenine tem outro concerto agendado para o dia anterior sábado no mesmo espaço mas encontra-se já esgotado.

A digressão europeia dos One Direction esta de passagem por Portugal pelo espaço Meo Arena, como é conhecido atualmente o Pavilhão Atlântico. Fazem os encantos dos teenagers com os seus temas mas à muito que os bilhetes para este concerto único em Portugal já se encontram esgotados, mesmo assim para quem conseguiu entradas, o concerto começa ás 19:30 horas.

FESTIVAL: ‘Brazilian Day’ é um festival organizado pela Globo e encerra as suas hostes com as participações de Zezé Di Camargo e Luciano, Banda Calypso, Suzana, e muitos mais. Com apresentação da apresentadora  Ana Maria Braga, o Passeio Marítimo de Alcântara é o local da festa com as cores brasileiras com entrada no recinto gratuita mas nas tendas dos espetáculos os preços variam entre 60 e os 10 euros respetivamente para Tenda VIP e Tenda eletrónica respetivamente. Sábado e domingo das 15h00 às 24h00

MUSICA DO  MUNDO: A Fundação Calouste Gulbenkian recebe neste final de tarde, cerca das 19:00 horas Amjad Ali Khan um guru que se faz acompanhar neste espetáculo por dois filhos que são também seus discípulos na arte do ‘sarod’ instrumento de corda típico no norte indiano. Assim Ali Khan tanto tem criado novos ‘ragas’ como desenvolvido parcerias inesperadas combinando tradição e inovação. Para passar um final de tarde na companhia da calma da musica indiana com bilhetes que custam entre 16 e 22 euros.