Início Cultura e Lazer O que fazer no Porto no Fim de Semana de 27 a...

O que fazer no Porto no Fim de Semana de 27 a 30 Junho

142
0
O que fazer no Porto no Fim de Semana de 27 a 30 Junho

Todo o Fim de Semana

CONCERTO: Depois de um fim de semana de concertos onde atuaram nomes como João Pedro Pais e Mafalda Veiga, os ‘Concertos de Verão – Serra do Pilar’ terminam já este sábado. Ten Years After, que se apresentam na sexta e Tricky, com atuação no sábado, são os nomes que marcam presença neste fim de semana de encerramento. O bilhete diário tem um custo de 10 euros e os concertos têm início às 22:00 horas.

TEATRO: Depois de 16 anos de sucesso no Brasil, a peça ‘Velório pra Morrer de Rir’ estreia no norte do país. Esta conta a história de dois mortos que dão um ‘passeio’ no mundo dos vivos, uma vez que são os únicos presentes nos seus respetivos funerais. Uma comédia que não pode perder, no Teatro Sá da Bandeira, já esta sexta e sábado, às 21:30. A entrada tem um preço que varia entre os 10 e os 15 euros.

ESPETÁCULO: Monstros S.A. – Sem Abrigo é um espetáculo baseado em textos de ‘Les Diablogues’ e ‘Les Noveaux Diablogues’, de Roland Dubillard. Conta a história dos Monstros que estão Sem Abrigo e vivem debaixo da ponte 25 de abril. No entanto, apesar da crise, os Monstros não deixam de  manter diálogos filosóficos sobre música, teatro e a vida em geral. Pode ser visto quinta, sexta e sábado às 21:30 horas, e domingo ás 17:30, no Rivoli. Tem um custo de 15 euros.

No ano em que se celebram os 65 anos do Teatro Universitário do Porto e os 130 anos do nascimento de Fraz Kafka, o TUP leva a cena o espetáculo ‘Kavka’, encenado por António Júlio. Pode ser visto de terça a domingo, até 20 de julho, pelas 22:00 horas. A bilheteira é na rua José Falcão, no número 107. Contudo, pode fazer a sua reserva através do email.

Depois do êxito do Ciclo da Primavera realizado em 2012, com todas as sessões esgotadas, o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, apresentam agora o Ciclo de Verão da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

O evento tem início dia 28 com a apresentação do ‘Sermão de Santo António aos Peixes’, escrito pelo Padre António Vieira, em 1654, e que será lido pelo ator Diogo Infante. O evento continua até dia 20 de Julho e tem um custo de 6 euros, podendo ser adquiridos na receção da Biblioteca ou na bilheteira online. Pode ser visto sexta e sábado ás 21:30 horas.

AUTOMOBILISMO: O Circuito da Boavista transporta-nos para o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), uma das etapas mais disputadas e conceituadas do automobilismo internacional. Neste fim de semana destacam-se as duas corridas do World Tourism Car Championship. Pode consultar aqui o preçário da bilheteira.

DANÇA: Em ‘Salto’, o coreógrafo André Mesquita reincide no diálogo das possibilidades entre o pensamento contemporâneo e o corpo. Neste espetáculo encontramos o que parece ser uma contrariedade: um corpo de dança e de desejo traduzível. Tem um custo que varia entre os 7,50 e os 16 euros e pode ser visto sexta e sábado às 21:30 horas e domingo às 16:00 no Teatro Nacional São João.

EXPOSIÇÃO: Até dia 30 de Junho, de segunda a sexta das 10:00 às 18:00 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10:00 às 20:00 horas, poderá ver na Alfandega do Porto, a exposição ‘Dinossauros e o Mundo Pré-Histórico’ em que é mostrada a evolução dos mamíferos. Pode consultar aqui o preçário.

Decorre até 28 de Junho a exposição ‘Ciência em Objetiva’ no Hard Club. Esta resulta da II Maratona de Fotografia da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e conta com a seleção das melhores fotografias dos estudantes participantes. O acesso é livre e é das 11:00 às 24:00 horas.

O Centro Português de Fotografia recebe uma série de exposições: ‘O Mistério das Cousas’, com imagens de Carine Brinkman; a ‘Windows Watchers’ de Fábio Silva, a exposição ‘Porto Sentido’, com imagens de Valéria Wiendl e Pedro Camelo; a exposição ‘Prémio de Fotojornalismo 2013 Estação Imagem|Mora’ e a ‘Bolsa 2012 Estação Imagem|Mora’. A entrada é gratuita e de terça a sexta pode ir ver as exposições das 1o:00 às 12:30 horas; e sábado e domingo das 15:00 às 19:00 horas.

João Louro apresenta as suas obras na exposição ‘L’ Écriture du Désastre’, na Galeria Fernando Santos, na rua Miguel Bombarda. Pode visitar as pinturas, esculturas, fotografias e vídeos deste artista das 15:00 às 17:00 horas.

Continua este fim de semana a exposição da 15.ª edição do Porto Cartoon World Festival, no Museu da Imprensa. Pode ver cerca de 400 desenhos vindos de todo o mundo acerca do tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.  A entrada tem um custo de dois euros e pode ver a exposição das 15:00 às 20:00 horas.

ESPETÁCULO: Para recordar o escritor, poeta e ensaísta David Mourão-Ferreira, no próximo Serão da Bonjóia, na Quinta da Bonjóia, o escultor Francisco Simões evocará a amizade de ambos, enquanto Carlos Augusto Marques, Isabel Ponce de Leão e Maria Cerveira declamarão alguns poemas e Manuel Sobral Torres dará voz e musicalidade a poemas de David Mourão-Ferreira. É já na próxima quinta feira e a entrada é livre.

FESTIVAL: O Festival Positive Vibes decorre já esta sexta e sábado no Areinho de Oliveira do Douro. No dia 28 há concertos de Anthony B, Expensive Soul, entre outros e no dia seguinte pode ver UB40, Richie Campbell e Million Stylez. Na quinta feira há a receção ao campista numa festa Anti-Crise com artistas 100% nacionais, como Fyah Box, Nu Bai e Big Badda Boom. Os bilhetes diários têm um custo de 18 euros e o passe de dois dias (inclui campismo e festa de receção ao campista) são 25 euros.

 

Quinta Feira, dia 27

CONCERTO: 1 Banda=1 euro=zero é um evento que se realiza esta quinta feira no Hard Club. Pode assistir aos concertos de Mean Rock Machine e Haed: Stoned gratuitamente. Os concertos têm início às 22:00 horas.

CLÁSSICA: Pode ver gratuitamente, na Casa da Música, um espetáculo em que o Grupo de Percussão da Escola Profissional de Música de Espinho, Rui Rodrigues e Pedro Oliveira e os Coros de Alunos da Academia de Música de Espinho interagem, mostrando os trabalhos que foram desenvolvendo separadamente ao longo do ano letivo. O evento tem início às 22:00 horas.

CONCERTO: Maria Rita sobe ao palco do Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a 28 de junho e no dia seguinte atua no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Maria Rita apresenta a digressão ‘Viva Elis – Redescobrir’, álbum onde interpreta os sucessos que Elis Regina, sua mãe, consagrou. O concerto começa às 22:00 horas e os preços variam entre os 25 e os 60 euros.

 

Sexta Feira, dia 28

SAÚDE: O Espaço Dharma vai realizar, esta sexta feira, um Círculo de Cura Ho’ oponopono. O evento tem início às 21:00 horas e termina às 23:00. O custo é de 10 euros, pagos no ato da inscrição. Deve confirmar a sua presença por email ([email protected]) ou por telemóvel (915911484).

DJ SET: O Gare Club recebe, esta sexta, os Bot, os Manaia e os Arcade Boyz. O evento tem um custo de 9 euros, sendo que pode comprar o bilhete antecipadamente por 7,50 euros. O evento tem iníco às 00:00 horas.

 

Sábado, dia 29

FADO: A Casa da Música recebe Camané já no próximo sábado, pelas 22:00 horas. Neste concerto, Camané vai apresentar temas novos mas também canções presentes na coletânea que lançou este ano. O concerto tem como convidados Mário Laginha e os Dead Combo. Tem um custo de 15 euros e início às 22:00 horas.

 JAZZ: Kika Santos tornou-se conhecida, ainda nos anos 90, em bandas de soul e acid-jazz como Blackout. Mais recentemente com a sonoridade nu-soul dos Loopless. O seu novo disco em nome próprio, em edição de autor, segue-se ao EP Art Beats From The Heart, que reuniu temas como ‘U fill me’, ‘Miss Wings’ e ‘Hell No’. Kika Santos atua este sábado na Casa da Música, pelas 22:30 horas, e a entrada é gratuita.

 

Domingo, dia 30

HOMENAGEM: A XIX edição do ‘Porto de Encontro — À Conversa Com Escritores’ vai realizar uma homenagem a Fernando Pessoa e celebrar os 125 anos sobre o nascimento do poeta. A sessão está agendada para 30 de Junho, às 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A entrada é livre.

TEATRO: ‘Vamos lá perceber as mulheres…’ é um monólogo cómico sobre as mulheres e as suas relações, de Marta de Quadros Ferro Gautier. Esta vem ao palco dissecar o que de tão complexo se passa no universo pessoal feminino: desde as vivências enquanto amigas, passando pela sua juventude, a sua experiência da maternidade e o casamento. A peça está patente no Rivoli e as entradas variam entre os 10 e os 15 euros e a peça tem início às 21:30 horas.

DESPORTO: O ‘Porto AntiStress’ continua a realizar-se este fim de semana, desta vez na Quinta do Covelo. É às 10:oo horas da manhã e é gratuito.

CONCERTO: O ‘Porto Sunday Sessions’ recebe, este domingo,  The Weatherman, no Parque da Cidade. A entrada é livre e o evento tem início às 16:00 horas, prolongando-se até às 20:00 horas.