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O Yoga e a saúde

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O Yoga é uma atividade praticada já há mais de 5.000 anos que se tem tornado uma tendência cada vez mais popular no mundo ocidental.

 

As aulas de yoga incluem, normalmente, técnicas de respiração e meditação, sendo algumas focadas no relaxamento.

A prática de Yoga comporta diversos benefícios para a saúde em geral, tendo um particular papel na prevenção de doenças cardiovasculares, como na ocorrência de enfartes ou na redução da hipertensão arterial. O seguimento de um programa de Yoga regularmente reduz a tensão arterial e o stress crónico, estimula o sistema imunitário, aumenta a capacidade cognitiva, melhora a circulação e o sono e ajuda a baixar o colesterol.

Num estudo com 101 adultos com problemas de saúde, alguns investigadores avaliaram os benefícios do Yoga. Durante três meses, 55 dessas pessoas praticaram Yoga regularmente, enquanto os outros 55 receberam tratamento convencional. No final dos três meses foi possível observar que o grupo que praticava Yoga apresentava uma redução do perímetro abdominal, da tensão arterial, da glicémia e dos triglicéridos e um nível de “bom” colesterol mais elevado, comparativamente com o grupo que não praticava Yoga.

Num outro estudo, 55 adultos foram submetidos à prática diária de um tipo de Yoga que envolvia ciclos de exercícios de respiração lenta, normal e rápida. Os exercícios foram praticados durante uma hora, seis dias por semana, durante seis meses, período durante o qual um outro grupo, de 48 pessoas, foi aconselhado a relaxar numa poltrona durante 15 minutos diariamente. Ao fim das seis semanas, o grupo que praticava Yoga apresentou níveis de stress, ansiedade e depressão significativamente mais baixos e níveis de otimisto bastante superiores, relativamente ao grupo que se limitou a descansar na poltrona. Isto pode ser explicado pelo facto de a prática de Yoga reduzir a atividade do sistema nervoso e reduzir os níveis de cortisol (hormona causadora do stress), induzindo o relaxamento, proporcionando bem-estar.

Benefícios da prática de Yoga

  • Flexibilidade
  • Força
  • Ajuda a adoptar uma postura correta
  • Melhora a respiração
  • Diminui o stress e a ansiedade
  • Contribui para a concentração
  • Previne doenças cardíacas e ajuda no tratamento de outros problemas de saúde (por exemplo, alívio de sintomas de asma, de dores nas costas ou insónias)

Dentro dos vários tipos e intensidades de Yoga disponíveis, deverá procurar aquele que mais se adequa a si junto de um instrutor qualificado. Entre nesta experiência e beneficie de melhoras na sua saúde, tanto a nível físico como mental.

 

Fontes:

  • WebMd – “The Health Benefits of Yoga”
  • Sistemacardiovascular.com – “Yoga e Saúde Cardiovascular”