Início Notícias Obama toma hoje posse em cerimónia pública

Obama toma hoje posse em cerimónia pública

165
0
BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

A Constituição americana estabelece que os mandatos presidenciais começam ao meio-dia (17h em Portugal), no dia 20 de janeiro a seguir às eleições. A tradição diz ainda que quando o dia 20 calha a um domingo o juramento é feito duas vezes: uma em privado, nesse dia, e outra em cerimónia pública, no dia seguinte. A última vez que tal aconteceu foi no início do segundo mandato de Ronald Reagan, em 1985.

«Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de Presidente dos Estados Unidos e, com todos os meios que estiverem ao meu alcance, salvaguardar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos» foram as palavras proferidas ontem por Obama, e que deverão ser repetidas hoje, numa cerimónia onde são esperadas 800 mil pessoas.

As prioridades do segundo (e último) mandato do chefe de Estado norte-americano serão a resolução do impasse orçamental, para afastar o país da iminente falência, a restrição à venda de armas de fogo e a reestruturação das leis de imigração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui