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Um olhar mais atento ao Kettlebells

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Um olhar mais atento ao Kettlebells

Não se deixe intimidar por esta impressionante peça de equipamento

 

Provavelmente, se frequenta algum ginásio, ou então em algum anúncio, já deve ter visto esta peça redesenhada de equipamento de exercício. Há uns anos atrás, o Kettlebells era muito utilizado, mas com o passar do tempo foi desaparecendo. Você próprio se tinha algum em casa , acabou por o enterrar no baú.

Mas esta peça de equipamento de exercício, utilizada há centenas de anos, está novamente a ser utilizada em clubes de fitness: o kettlebell. E sua existência contínua  crescente em popularidade, não só apenas por causa de sua funcionalidade, mas também porque oferece a combinação de exercícios aeróbicos e treino de força.

Embora possa pensar que o Kettlebell parece aquela bala de canhão, que você já viu mas não experimentou, não desanime por isso. Vai ver que não é difícil trabalhar com ela e tambem descobrir porque é que ela, mantém um lugar de respeito no ginásio.

“Quando estamos a falar de trabalhar todo

 o nosso corpo, o kettlebell é uma das

melhores peças de equipamento no ginásio”

 

COMO TUDO COMEÇOU

O estilo e as técnicas de levantamento de kettlebell usados no nosso tempo, vêm diretamente da cultura Russa. O propósito original desses pesos não era o treinamento de força, mas sim como contrapesos para grãos.  Hoje o kettlebell continua a ser medido em poods, com 1 pood a ser aproximadamente 36 lbs., Ou cerca de 16 kg.

Ao longo do tempo, as pessoas começaram a notar, que aqueles que com regularidade utilizavam os contrapesos, que desenvolviam forças significativas no seu corpo. Decidiram começar a utilizar os pesos no treino da condição física. Em 1948, a elite do exército militar Russo, começou a utilizar o Kettlebell, no seu treino militar. Nesse mesmo ano, o levantamento de Kettlebell foi considerado como modalidade desportiva na ex União Soviética.

 

UMA FERRAMENTA DE FITNESS EFICAZ

Os Russos não estão sozinhos na apreciação dos benefícios do Kettlebell fitness. No entanto Annie Galovich, a gestora de fitness na Equinox em Greenwich Village, em Nova Iorque, e uma professora certificada, diz que o Kettlebell cresceu bastante em termos de popularidade, porque é bastante divertido e permite trabalhar o corpo inteiro.

Quando usado correctamente, o Kettlebell pode estimular cada fibra muscular no seu corpo e fornece uma combinação dois em um, treino de força pura e cardio.

Para além disso, tem características e vantagens que os halteres não tem. A sua forma e funcionalidade permitem criar movimentos corporais totais.Isto é, pode levantar o kettlebell do chão até ao ombro, permanecendo ao longo do corpo, então para cima do ombro até acima da cabeça.

“É como uma mala”, disse Galovich. “O kettlebell não está no centro de massa como um haltere está na sua mão, de modo que gera força a partir do solo e fortalece o seu core.” O alcance do exercício do kettlebell geralmente segue o padrão da pick-up, ou seja,a partir do chão, o deadlift dobrando o seu core e pernas e, em seguida, se desdobrando para levantar, e posicionar o seu braço e mão, em preparação para o movimento final, o balanço do kettlebell. Isto cria um movimento total do corpo a partir dos músculos da perna através do núcleo e da parte de trás.

Por causa da sua eficiência e flexibilidade, o Kettlebell é um recurso muito válido à sua disposição no ginásio, tanto para homens como mulheres. Ele consegue tonificar cada músculo, fazer crescer o músculo e trabalhar verdadeiramente o core.

É recomendável antes de iniciar o seu treino de Ketllebell, que efectue um pré-aquecimento.

 

CUIDADOS PARA OS INICIANTES

Os Kettlebells são por natureza concebidos para intensos movimentos corporais totais, com uma grande quantidade de força e podem substituir qualquer exercício. Em alguns espaços de fitness o Kettlebell é publicitado como um caminho rápido e fácil para a perfeição, mas o kettlebell não é uma moda. Ele não precisa do marketing e não promete respostas durante a noite. Em vez disso, ele oferece a oportunidade de formação rigorosa e exercícios apropriados.

“As pessoas podem abusar do kettlebell porque ele se move suavemente com o corpo”, disse Marhefka (especialista na matéria). “Mas ele adiciona instabilidade, envolvendo o núcleo do seu corpo e uma grande quantidade de fibras musculares diferentes, por isso os praticantes precisam ser cauteloso de forma a evitarem lesões”.

Marhefka diz que é importante aprender como usar corretamente o kettlebells antes de começar a treinar. Existe uma maior chance de lesão ao usar kettlebells do que os halteres ou pesos tradicionais, porque está tudo em movimento livre. Além disso, as pessoas tendem a usar pesos pesados quando se utiliza kettlebells, aumentando o risco de lesões.

CONDICIONAMENTO TOTAL DO CORPO

Os  entusiastas de Kettlebell esperam que estes exercícios continuem a ser um esteio no exército e nos ginásios. Quanto mais as pessoas explorarem a ideia de que o fitness é uma prioridade, elas irão descobrir que o kettlebells está intimamente ligado ao sucesso do nosso corpo.

E ao contrário de algumas modas, o kettlebell não é o caso. É uma peça de equipamento que não está indo a nenhum lugar – excepto quando você o está balançando, é claro.