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Os 20 melhores alimentos do seu supermercado

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O nosso supermercado ou mercearia apresenta-lhe inúmeras opções, sendo algumas delas boas para si, mas outras nem tanto, apesar daquilo que os rótulos possam dizer. Para dissiparmos as dúvidas e ajudá-lo a fazer as suas compras de forma mais rápida, aqui está uma lista dos 20 melhores alimentos que você pode comprar – alimentos que comprovadamente ajudam no combate à gordura, construção muscular e previnem contra as doenças. Construa a sua dieta em torno dessas opções, e você vai dar um grande passo para viver uma vida mais saudável.

ABÓBORA

É baixa em calorias e rica em vitamina C. Mas, mais importante, que isso é composta por beta-caroteno e beta-criptoxantina. O sabor pode não ser o melhor, mas de acordo com a pesquisa publicada no “Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention”, aqueles que consomem alimentos ricos em beta-criptoxantina têm um menor risco de desenvolver cancro do pulmão.

 

ALHO

Embora nós não lanchemos dentes de alho como possivelmente amêndoas, esta erva é indispensável na sua lista de compras. Ela não só reduz o colesterol do seu corpo, os triglicéridos que protegem as células do sangue e os vasos sanguíneos do stress inflamatório e oxidativo. Como um bónus adicional, a pesquisa publicada no “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que os compostos no alho podem prevenir alterações celulares, que podem levar ao desenvolvimento de tumores cancerosos e inibir o crescimento desse mesmo tumor.

 

AVELÃS

Se estiver a fazer uma salada ou a comê-los por um punhado, estas castanhas são uma excelente fonte de gordura monoinsaturada. Elas são também consideradas uma excelente fonte de proteínas, vitaminas (tais como tiamina, riboflavina e E) e minerais. Mas os benefícios não se ficam por aí. De acordo com um estudo publicado no “British Journal of Nutrition”, o consumo de amêndoas diminui também o colesterol.

 

 

ABACATES

Estas super frutas proporcionam um coração mais saudável com gorduras monoinsaturadas, e são excelentes portadores para as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Os estudos relacionam o consumo de abacate com a melhoria da saúde cardiovascular e regulação do açúcar no sangue, e, um estudo de 2009 publicado na revista “Nutrition and Cancer”, sugere que os abacates têm propriedades anti-cancerígenas benéficas, especificamente na prevenção de câncro na boca, pele e próstata.

 

 

BAGAS

Se comer bagas pretas, elas estão carregadas de antioxidantes que melhoram o funcionamento do cérebro, ou então pacotes de bagas que tem bastante vitamina C. É difícil não incluir um desses super alimentos para a sua dieta, mas se a vitamina A de alta e a ingestão de antioxidantes não for suficiente, então na pesquisa recente publicada no “Journal of Medicinal Food” descobriram que frutas (especificamente morangos, framboesas e mirtilos) têm propriedades que podem ajudar a reduzir o risco de cancro da mama e colo do útero.

 

BATATA DOCE

Comer batata doce pode ser uma solução fácil para o equilíbrio dos nutrientes para a sua dieta. Eles não tem apenas carboidratos complexos e fitoquímicos, são tambem uma excelente fonte de fibras, beta-caroteno, bem como várias vitaminas. E considerando a vitamina A, aquela mais importante para proteger a visão, vários estudos têm atraído um paralelismo entre o consumo deste vegetal doce e os olhos saudáveis.

 

BRÓCULOS

Este vegetais crucíferos não são apenas ricos em vitaminas C e K, que são guardadas com os indóis fitoquímicos e sulforafano, que muitos consideram ser nutrientes anti-cancro. Mas os benefícios dos brócolos não estão limitadas ao cancro. A investigação no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” constatou que os brócolos tem o potencial para a protecção do sistema cardiovascular.

 

 

CEBOLAS

As Cebolas tal como o alho, são ricos em compostos que contêm enxofre. Podem não ser boas para o seu hálito, mas são seguramente boas para o seu corpo. Vários estudos têm mostrado que a ingestão de cebola pode ter benefícios cardiovasculares (principalmente proteção contra ataques cardíacos), quando consumida em uma dieta repleta de outros vegetais.

 

 

COUVE DE BRUXELAS

Estes vegetais crucíferos são embalados cheios de nutrientes essenciais para o seu corpo (pense: vitaminas A, B6, C, E e K), bem como de selênio, um mineral que ajuda a combater os radicais livres. Numerosos estudos também apontam para o seu potencial para prevenir o cancro da bexiga, mama, cólon e pulmão.

 

 

EDAMANE

Esta popular soja Japonesa não é somente rica em vitaminas C e B, mas é uma das poucas fontes naturais de vitamina E. Edamame é também uma grande fonte de proteína, diz Jeffrey Blumberg, Ph.D., diretor do laboratório de antioxidantes da Universidade de Tufts. Estes grãos são considerados uma fonte natural de antioxidantes e isoflavonas.

 

 

ESPARGOS

Este vegetal possui anti-inflamatórios nutrientes, contendo também altos níveis de ácido fólico – que podem ajudar na regulação de seus humores, libertando um neurotransmissor chamado “serotonina” no seu sistema. Mas se o facto de sentir bons poderes com os Espargos não for suficiente para o influenciar, talvez os seus benefícios anti-cancro o sejam. Numa pesquisa publicada na revista  “International Journal Cancer Letters”, esta sugere que o consumo de Espargos pode interromper a formação de tumores cancerígenos.

 

ESPINAFRES

Quer se trate de Espinafres, Couve ou Alface Romana, estas folhas verdes são alguns dos alimentos mais ricos em nutrientes provenientes da terra “, diz Chris D’Adamo, Ph.D., epidemiologista nutricional da Universidade de Maryland School of Medicine. Então, colocá-los nas nossas saladas ou servirem para cozinhados, são uma excelente (de baixa caloria) maneira de obter a sua dose diária de vitamina K. Ainda precisa ser convencido para comer os seus verdes legumes? De acordo com a pesquisa publicada no “International Journal of Cancer”, os Espinafres protegem contra a ocorrência de cancro agressivo da próstata.

 

FEIJÃO PRETO

Nutrientes embalados e baratos? Isto é o 2 em 1 oferecido por estas leguminosas. Na verdade, e de acordo com pesquisa da Universidade de Guelph, em Ontário, o Feijão Preto pode ter um papel muito importante, na prevenção da saúde do nosso coração. Além de tudo isso, você vai receber uma benéfica combinação de proteínas de fibra por cada dose tomada.

 

 

IOGURTE

A melhor maneira de comer laticínios e perder peso? A pesquisa aponta para o Iogurte como potencialmente mais eficaz do que o leite. Numerosos estudos dizem-nos que o consumo de iogurte contríbui para uma melhor saúde digestiva, bem como uma percentagem global mais baixo de gordura do corpo. “Mas não se esqueça de verificar os rótulos”, diz D’Adamo. “Alguns iogurtes podem conter uma grande quantidade de açúcar. Então, a sua melhor aposta pode ser para comprar Iogurte Grego.

 

LINHAÇA

Ao comer os seus cereais no prato ou misturá-los no seu batido, esta planta poderosa pode proporcionar uma fonte abundante de magnésio, fibras e cálcio. Estas sementes também contêm níveis extremamente altos de lignanas (que é uma abundância de micronutrientes e os ácidos gordos – ómega 3) e têm sido associadas à prevenção de inúmeros problemas de saúde. Na verdade, e de acordo com um estudo publicado no “Archives of Internal Medicine”, a Linhaça, devido ao seu alto teor de fibras, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.

 

OVOS

Os Ovos estão perto do topo da lista para os super alimentos. Afinal de contas, o que mais pode querer, de ter um alimento com preço baixo, rico em proteínas e disponível todo o ano. Estudos têm relacionado o consumo de ovos com a saúde do cérebro, diminuição da inflamação, bem como melhoria da saúde cardiovascular. De facto, a pesquisa de “The American Journal of Clinical Nutrition” relaciona a ligação com o consumo de ovos para a melhoria dos níveis de colesterol, o que também ajuda a sua saúde cardiovascular.

 

PEITOS DE FRANGO

Os Peitos de Frango sem pele são um clássico intemporal. Não só é uma excelente fonte de proteína magra, mas é uma fonte fantástica de coenzima Q10, que essencial para a renovação celular da pele. Sua proteína é composto por 18 aminoácidos e não contém hidratos de carbono, o que torna a comida muscular perfeita.

 

 

PIMENTOS

Em termos de nutrientes convencionais, os pimentos estão cheios de antioxidantes (especialmente as vitaminas A, C, e E). E de acordo com uma pesquisa da Universidade de Illinois, o consumo de Pimentos, pode ajudar o corpo a neutralizar os radicais livres, reduzindo o risco de doenças.

 

 

 SALMÃO

Este peixe está no topo da classe em termos de benefícios para a saúde. O salmão é uma grande fonte de proteína magra e possui uma dose saudável de ómega. Na verdade, a pesquisa publicada “The Journal of American Medical Association” constatou que o consumo reduz o risco de morte por doença cardíaca. “Mas se você puder, tente comprar salmão selvagem – do mar”, diz D’Adamo. “O Salmão de viveiro tem por vezes corantes, para torná-lo cor de rosa e está carregado de antibióticos”.

 

TOMATE

Carregado com antioxidantes, baixa em calorias, e benefícios anti-cancerígenos. Eles também são ricos em licopeno, que pode promover a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir a pele dos danos do sol, diz D’Adamo. E os benefícios não param por aí. Pesquisa publicada na revista “Cancer Epidermal Prevention Biomarkers”, mostra que o consumo regular da fruta pode ajudar a diminuir o poder do risco de câncer de próstata em homens.