Início Notícias Oscar Pistorius finalmente condenado

Oscar Pistorius finalmente condenado

170
0
Oscar Pistorius finalmente condenado

O atleta paralímpico soube hoje da sua sentença no homicídio da namorada.

 

Depois de um longo julgamento, e uma semana de alegações finais, foi hoje lida a sentença de Oscar Pistorius pelo homicídio da namorada, Reeva Steenkamp.

Sem mostrar qualquer emoção, o atleta sul-africano conhecido como ‘Blade Runner’ ouviu a juíza decretar que deveria passar cinco anos na prisão por ter morto Reeva, ao ter disparado mortalmente sobre ela através de uma porta, no Dia dos Namorados (14 de fevereiro) de 2013.

Oscar Pistorius finalmente condenado

A juíza Thokozile Masipa sentenciou o atleta amputado a cinco anos de prisão imediata pelo homicídio involuntário da namorada, considerando que não o fazer ‘enviaria a mensagem errada à comunidade’.

Para além dos cinco anos de prisão efectiva, o termo máximo para a acusação de homicídio involuntário, Pistorius foi ainda condenado a três anos de pena suspensa por uma acusação relacionada com a posse de arma de fogo.

No vídeo da sessão que termina o julgamento, que se arrastou durante meses, Pistorius, de 27 anos pode ser visto de pé, a olhar fixamente em frente sem mostrar qualquer emoção enquanto ouvia a sentença, antes de ser levado para uma cela nas instalações do tribunal.

A sentença atribuída ao campeão olímpico duplamente amputado está já a gerar controvérsia, tendo em conta que os seus antecedentes violentos se tornaram de conhecimento publico durante o julgamento.

Apesar de as primeiras notícias apontarem para a transferência de Pistorius para a Pretoria Central Prison a meio da tarde, já existem imagens do atleta a ser transportado, presumivelmente para a prisão, onde deverá cumprir pelo menos um terço da sentença – algo como 15 meses – na companhia de alguns dos criminosos mais perigosos da África do Sul, antes de lhe ser permitido cumprir o restante tempo em prisão domiciliária.