Início Notícias Petição visa retirar medalha de ouro a Caitlyn Jenner

Petição visa retirar medalha de ouro a Caitlyn Jenner

121
0
Petição visa retirar medalha de ouro a Caitlyn Jenner

A antiga desportista foi medalha de ouro no decatlo em 1976 quando ainda era Bruce Jenner.

 

A mudança de sexo de Bruce Jenner continua a levantar ondas. O antigo atleta medalhado nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, que se apresentou esta semana como Caitlyn, na capa da revista Vanity Fair, é alvo de uma petição que visa retirar-lhe essa mesma medalha, ganha no decatlo, uma modalidade em que apenas participam homens.

Petição visa retirar medalha de ouro a Caitlyn Jenner

A petição, publicada no site Change.org, tem como título ‘Revogar as medalhas de Caitlyn Jenner’ e é dirigida ao Comité Olímpico Internacional exigindo que a medalha conseguida pelo atleta seja revogada com base na regra que impede mulheres de participar no decatlo e na afirmação de Caitlyn de que ‘sempre se sentiu mulher’.

Apesar de desejarem ‘tudo de melhor’ a Caitlyn, o grupo por trás da petição sugere ‘com o coração pesado’ que o atleta previamente conhecido como Bruce Jenner, que apenas mudou formalmente de sexo este ano, quase 4 décadas após a sua vitória no decatlo, ‘estava em violação da regra que impede mulheres de participar em eventos de homens e vice-versa’ e que portanto deve ‘apoiar a comunidade transsexual devolvendo as medalhas conquistadas ao competir contra o sexo errado’.

Apesar de esta ser uma ação que está a causar algum choque e até indignação, a petição já conta com perto de 3000 assinaturas.

Relembre-se que Bruce Jenner se revelou como Caitlyn primeira vez em exclusivo na edição desta semana da revista Vanity Fair, causando até o choque dentro da sua própria família.