Início Made in Portugal No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

121
0
No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

De estudante, a estrela de televisão, de vencedor de prémios da MTV a personagem animada de uma história para crianças, entramos no mundo de Filipe Pinto.

 

“O Planeta Limpo do Filipe Pinto’ é o mais recente e provavelmente improvável trabalho de Filipe Pinto, um dos vencedores mais carismáticos e de maior sucesso do programa de talentos ‘ídolos’. Durante a promoção do projeto infantil de cariz ambiental, a Complexo Magazine falou com o músico sobre a curiosa e drástica mudança no seu estilo musical, que o levou a trocar o sucesso comercial de ‘Insónia’ e outros temas do seu disco de estreia ‘Cerne’, pelo qual foi reconhecido com um prémio da MTV, por uma turné em escolas e parques infantis.

No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

‘Foi um risco da minha parte, ou seja, sair de um segundo disco para um disco para crianças é arriscado.’, Confessa Filipe Pinto, explicando que, depois de perceber o rumo dos temas que se encontrava a compor, sugeriu a ideia de um disco de cariz ambiental, e ficou feliz quando lhe sugeriram a edição também de um livro, e ‘ao perceber que as canções eram mesmo para crianças. Que não eram demasiado complexas.’.

Daí surge ‘O Planeta Limpo de Filipe Pinto’, um livro passado num mundo imaginário, com mensagens de educação ambiental, e que é acompanhado de um jogo, do CD com a respetiva banda sonora, e ainda um DVD, que estão a fazer sucesso nas escolas, segundo conta.

No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

‘Fiquei muito feliz com a receção das músicas. A ligação com as crianças certifica o projeto, nesse sentido. Também já soube que há muitos docentes que recorrem ao livro para dar a sua unidade curricular. Quando vou às escolas as crianças conhecem as músicas. O mais importante são as apresentações e têm sido extraordinárias.’, conta, orgulhoso do projeto, que o tem levado por todo o país, nomeadamente no Dia da Criança, quando esteve na Kidzania.

No entanto, e apesar de confessar que ‘Foi um enorme prazer este ano ver um público diferente.’, esta mudança no rumo da carreira de Filipe Pinto não é definitiva, e o cantor já tem novos projetos.

No Planeta (Limpo) de Filipe Pinto

‘O meu novo projeto é o novo disco para os adultos. Continuar no registo do disco ‘Cerne’ mas agora experimentar novas sonoridades e fazer projetos paralelos.’ Explica o vencedor do ‘Best Portuguese Act’ nos prémios EMA da MTV do ano passado, acrescentando ‘Quero voltar a estudar. Estou a candidatar-me para música. Tudo o que sei aprendi em Londres e num ano foi muito rápido. A música é uma linguagem, precisa de tempo. Quero caminhar para outros caminhos, Porque não fazer um tema para uma orquestra ou para outras áreas que não sejam só música pop, no fundo, comercial.’

Quando lhe falamos nos antigos vencedores de programas como o que ele ganhou que voltam a participar em programas do género, Filipe desabafa dizendo que ‘Eram outros tempos, mas mostra uma enorme maturidade e compreensão do meio ao afirmar que ‘Estes programas, se as pessoas que vão lá poderem ter alicerces para se manter, isso é imprescindível. As pessoas que vão a estes programas têm de pensar que quando este acabar, há outro a seguir, e a exposição desaparece, ou é menor.’

Mas para ele isso é passado, e como o próprio diz ‘Não quero viver do passado. Quero viver do presente e do que vou conseguir no futuro.’