Início Notícias Acontecimentos Poluição na China diminui esperança média de vida

Poluição na China diminui esperança média de vida

157
0
Poluição na China diminui esperança média de vida

A poluição no Norte da China diminui a esperança média de vida dos habitantes em 5 anos.

 

Um estudo publicado numa revista científica Americana (Proceedings of the National Academies of Sciences) foi trazido ao conhecimento público, mostrando o que a poluição na China faz, na realidade, aos seus cidadãos, além de os impedirem de ver claramente montanhas, edifícios altos e até mesmo o sol.

O estudo focou-se na população que vive acima do rio Huai (vivendo em cidades como Pequim, Nanjing e Xi’an) e concluiu que quase 500 milhões de pessoas nesta situação perderam, em conjunto, cerca de 2 biliões e meio de anos de vida, tudo devido à poluição produzida pela queima de carvão, para fins de aquecimento central. O estudo baseou-se na medição das partículas de carvão presentes na atmosfera desde 1981 até ao ano 2000.

Poluição na China diminui esperança média de vida

Um dos autores, Michael Greenstone, afirmou que todos os grupos etários presentes a Norte do rio têm uma maior taxa de mortalidade do que os que estão presentes a Sul do rio Huai. A poluição é, em grande parte, uma das consequências da política do governo chinês de providenciar aquecimento durante o Inverno, quando as temperaturas tendem a chegar aos -30ºC em algumas partes da região Norte. Este aquecimento central, embora seja denominado gratuito tem na realidade uma taxa, paga anualmente, para ajudas de custo e manutenção de equipamentos que ronda os 3000 RMB sazonais (à volta de €380) dependendo das regiões e o tamanho da habitação.

No princípio deste ano, várias cidades chinesas foram testadas de acordo com o novo Índice de Poluição Atmosférica (Air Pollution Index ou API) e o top 10 era composto maioritariamente por cidades do Norte, que normalmente se apoiam nas suas manufaturas de carvão, ferro e materiais de construção. No revés da moeda, o Sul que tem como indústrias principais a agricultura e o comércio e com um clima mais ameno e não tão frio não entrou no top 10.

O aquecimento é ligado de 15 de Novembro a 15 de Março e, desde a sua criação as datas pouco mudam. Também é impossível controlar individualmente a quantidade de calor que entra pelos ventiladores, ajudando ao desperdício de energia e ao uso excessivo de carvão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui