Início Cultura e Lazer Portugal recebe uma das bandas mais influentes na história do rock

Portugal recebe uma das bandas mais influentes na história do rock

114
0
Iron Maiden

Iron Maiden estão de volta na próxima quarta feira para uma atuação no Meo Arena

 

Os Iron Maiden são uma banda britânica de heavy metal formada em 1975 por Steve Harris, o baixista da banda, e desde então, têm sido cabeça de cartaz dos mais prestigiados festivais de musica do mundo e arrastam multidões de fãs com eles, alem das suas produções de palco serem muitas vezes algo digno de se ver realmente ao vivo.

Portugal recebe uma das bandas mais influentes na história do rock
Iron Maiden

O nome Iron Maiden veio originalmente de um instrumento de tortura que aparece no filme ‘O Homem da Mascara de Ferro’ baseado na obra de Alexandre Dumas. Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, os Iron Maiden são uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registados em todo o mundo, o seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. São citados como influência por diversas bandas, antigas e modernas. Estão na posição 24 no ranking dos ‘100 Melhores Artistas de Hard Rock’, segundo o canal VH1, na 4ª posição das ’10 Maiores Bandas de Heavy Metal de Todos os Tempos’ segundo a MTV, receberam os mais variados prémios e constam na Hollywood Walk of Fame e tocaram ao vivo mais de duas mil vezes.

Bruce Dickinson o atual vocalista da banda, é também ele um caso interessante pois é cantor, compositor, piloto, historiador, esgrimista, locutor de rádio, autor, roteirista e, inicialmente, diretor de marketing. Piloto e diretor de marketing em companhias aéreas de voos comerciais, de onde surge o famoso avião que transporta a banda aquando em tournées o ‘Ed Force One’ pilotado muitas vezes pelo próprio. Esgrimista Olímpico chegando a participar em competições, compositor de algumas das letras mais conhecidas da banda, apresenta um programa de rádio na BBC Radio 1 sobre rock alternativo, enfim é dos mais versáteis que existe, para o elemento mais pequeno da banda pois mede apenas 1.68 m.  E é na sua voz que se celebrizaram temas como ‘Run to the Hills’, ‘Number of the Beast’, ‘Bring your daughter to the slaughter’, ‘The Trooper’ ou a única balada da banda ‘Wasting Love ‘ que provou que também se fazem boas baladas no heavy metal, a sua voz é inconfundível dando um grande carisma ás atuações.

Portugal recebe uma das bandas mais influentes na história do rock
Bruce Dickinson

Esta banda possui em Portugal uma legião de fãs que certamente irão estar presentes na sua atuação dia 29 no MEO Arena (ex Pavilhão Atlântico) às 20:00 horas, sala que já lhes é bem familiar pois já lá atuaram varias vezes nos últimos anos. A Portugal trazem então a ‘Maiden England Tour’ que marca o terceiro capítulo na história dos Iron Maiden, uma viagem que começou em 2004 com o DVD ‘The Early Days’ e a consequente ‘Early Days Tour’, de 2005. A segunda parte teve início em 2008 com o DVD ‘Live After Death’ e a inovadora ‘Somewhere Back In Time World Tour’, de 2008/2009, onde atuaram para mais de dois milhões de fãs em quase 40 países, voando entre concertos nos cinco continentes no Boeing 757 da banda, chamado ‘Ed Force One’, personalizado com a imagem do DVD ‘Flight 666’ e pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson. Agora em ‘Maiden England’, a banda recria o espetáculo da ‘Seventh Son Tour’, de 1988, tocando muitas músicas dessa digressão lendária e do concerto, em VHS, de 1989, ‘Maiden England’, que dá nome a esta ’tournée’.

Quem também faz parte da tournée é a mascote dos Maiden, o tão bem conhecido ‘Ed’ (Eddie The  Head) um morto vivo que aparece nas capas de todos os álbuns e singles dos Iron Maiden, o único single que não aparece o Eddie na capa é a canção ‘Wasting Love’. Eddie é originalmente criação de Derek Riggs , mas já teve traços de vários artistas, como Melvyn Grant no álbum Fear of the Dark. A mascote dos Maiden também foi estrela de um jogo de tiro chamado ‘Ed Hunter’, além de diversas bandas desenhadas e aparece representado em quase todo o merchandising da banda e apresentado muitas vezes em palco durante as atuações. A banda frequentemente usa o slogan ‘Up the Irons’ nos seus discos e vende vários conteúdos oficiais, contendo a frase, que fora inspirada no lema ‘Up the Hammers’, usado pelos fãs do clube inglês West Ham United , do qual o baixista Steve Harris apoiante possuindo, há décadas, um símbolo do clube num dos seus baixos ou atuando com a camisola oficial do clube.

Portugal recebe uma das bandas mais influentes na história do rock
Steve Harris

Para os fãs e não fãs vale sempre a pena ver este marco histórico da musica e do rock em geral, pelo seu perfecionismo e qualidade. Para quem consegui bilhete, pois o concerto já se encontra esgotado e quem quiser ver os Iron Maiden vai ter de esperar pela sua volta a território nacional.