Início Decoração e Design Saber decorar com livros

Saber decorar com livros

165
0
Saber decorar com livros

Saber decorar com livros pode ser uma óptima forma de tornar dar à sua biblioteca um toque de elegância

 

Já em diversos artigos falamos em formas decorar a sua casa sem ter que proceder a grandes remodelações. Seja através da melhor escolha de tecidos, da utilização de papel de parede, e até mesmo da separação de espaços, todas as ideias podem em conjugação resultar num ambiente mais acolhedor e elegante. Hoje falamos neste artigo em saber decorar com livros.

Saber decorar com livros

Independentemente de qual o seu tipo de leitura e de qual o estilo de decoração de sua casa, a decoração com livros é sempre um acrescento de personalidade à sua decoração, que lhe confere grande valor. É difícil nos dias de hoje encontrar uma casa que não tenha livros, então saber decorar com livros permite-lhe aliar conhecimento com estilo de forma bem simples e eficaz.

Saber decorar com livros

Há quem possa neste momento estar a pensar que deixar os livros espalhados pela casa sem estarem correctamente alinhados e arrumados numa prateleira pode ser sinónimo de desarrumação. Pelo contrário, se souber utilizar os livros que tem e deixá-los espalhados pela casa de forma bem elegante, a sua casa vai de um momento para o outro ganhar outro ambiente. É para lhe mostrar o que acabámos de dizer que estamos hoje aqui!

Saber decorar com livros

Deixar os livros livremente pela casa para que todos os possam ver é uma excelente forma de, por exemplo, gerar tema de conversa, entreter convidados, e dar um estatuto diferente à sua decoração. Para além de que são poucas as coisas em decoração que são tão simples de se fazer como esta.

Saber decorar com livros

Há quem seja o fervoroso coleccionador de primeiras edições de títulos, há quem goste de livros de história, seja qual for a sua edição, há quem prefira livros sobre arte e design, e há quem se delicie com capas coloridas, entre outros.  Para todos os gostos há um público, e para todos os gostos há forma de decorar. A regra basicamente é dar à disposição dos livros um ar decorativo. Não basta colocar os livros espalhados de forma confusa e desordeira por qualquer lado, neste caso teria razão quem pensa que esta forma de saber decorar é uma forma de deixar estar desarrumado. Há que aplicar este tipo de decoração com elegância e sob um olhar crítico.

Saber decorar com livros

O local onde aplica esta decoração fica ao seu critério. Mas lembre-se, um livro não precisa de estar apenas numa sala ou num escritório. Hoje em dia podemos encontrar livros em todos os espaços da nossa casa, desde a sala à cozinha, ao hall de entrada e ao corredor, à varanda e até mesmo ao wc. Basta saber usar o critério do bom senso e saber adequar os livros ao espaço. A forma como o faz? Bom. Esta fica ao seu gosto. Pode deixá-los arrumados de forma criativa numa estante jogando com as cores de capa e lombada, pode colocá-los na mesa da sala-de-estar ou mesmo na bancada da cozinha, pode deixá-los empilhados no chão, pendurados na parede. Enfim, existem inúmeras formas de o fazer, adequadas à criatividade de qualquer um.

Saber decorar com livros

 

Sugestões

1. Disponha alguns livros na vertical ou outros na horizontal, criando desta forma uma perspectiva mais dinâmica.

Saber decorar com livros

2. Disponha os livros por tamanho, do maior para o mais pequeno.

Saber decorar com livros

3. Quando decorar com livros utilize também alguns objectos de relativamente pequeno tamanho como molduras e outros acessórios decorativos de forma a criar uma decoração mais interessante. Coloque estes objectos ao lado ou por cima dos livros.

Saber decorar com livros

4. Caso tenha livros com capas e lombadas coloridas, jogue criativamente com as cores dos mesmos de forma a obter uma mancha atrativa.

Saber decorar com livros

5. Não prenda a criatividade e use livros por toda a casa. Uma boa ideia é colocar, por exemplo, os livros de culinária pela cozinha, ou utilizar livros na casa de banho.

Saber decorar com livros

Saber decorar com livros

A essência está em aliar inspiração e bom senso.

Saber decorar com livros

Mas a história não termina aqui. Estas são algumas das formas de saber decorar com livros. No entanto, exite uma infinidade de ideias para este fim. Este será o tema de um próximo artigo. Fique atento e inspire-se!