Início Moda/Beleza Beleza Saiba no Verão como escolher o seu protetor solar

Saiba no Verão como escolher o seu protetor solar

179
0
Saiba no Verão como escolher o seu protetor solar
Saiba como escolher o seu protector solar

Uma pele protegida é sinónimo de um bronzeado bonito e saudável. Descubra qual o protetor solar ideal para si e cuide-se!

 

A chegada do verão antecede a corrida às farmácias para encontrar o protetor que o/a acompanhará ao longo de toda a estação estival.

No entanto, é necessário atentar em alguns fatores para orientar a escolha do seu protetor solar, uma vez que o objetivo é proteger a pele dos raios UVB (que atingem a epiderme e potenciam queimaduras solares e problemas dermatológicos vários, como o aparecimento de rugas e o envelhecimento cutâneo precoce) e, simultaneamente, dos raios UVA, que além das queimaduras na pele podem originar danos oculares e, em casos graves, afetar inclusivamente o sistema imunológico.

 Conheça então algumas dicas auxiliares:

1.      Fator de proteção: o fator de proteção genericamente recomendado é o 30, embora possam existir variações quanto à cor da pele – peles brancas requerem um fator mais elevado e, em oposição, peles negras podem recorrer a um mais baixo.

2.      Áreas corporais: rosto e corpo requerem produtos e cuidados diferenciados; no primeiro caso, você deve optar por protetores específicos para o rosto e com um fator de proteção mais elevado, de modo a evitar o aparecimento de manchas e de outros problemas dermatológicos. É de relembrar que o uso de protetor solar no rosto deve constituir parte da sua rotina diária de cuidados de beleza.

No corpo, poderá optar pela aplicação do produto em spray, desde que esta seja feita cuidadosa e uniformemente para evitar manchas.

Saiba no Verão como escolher o seu protetor solar
Além do rosto, também o corpo deve ser devidamente protegido

3.      Tipo de pele: independentemente do produto escolhido, certifique-se de que este se adequa ao seu tipo de pele do rosto, na medida em que escolhas erradas se traduzem em oleosidade, comichão ou até mesmo acne.

Pele normalapresenta uma textura fina e flexível e poucas imperfeições cutâneas, pelo que é possível escolher um produto em formato de creme, spray ou loção com FPS mínimo de 30.

Pele seca sendo um tipo de pele com tendência a secar (e, portanto, mais propícia ao envelhecimento precoce), é altamente recomendável que escolha um produto com fórmulas hidratantes, quer se trate de um creme ou loção.            

Pele oleosa caracterizada pela excessiva produção sebácea, poros dilatados e aspeto brilhante, a pele oleosa exige protetores solares sem álcool e oil-free – ou seja, sem gordura na sua formulação –, preferivelmente em gel.

Saiba no Verão como escolher o seu protetor solar
Diferentes tipos de pele implicam a escolha de produtos diferenciados

Pele mista sendo um tipo de pele simultaneamente seca e oleosa que apresenta maior nível de oleosidade na zona “T” (testa, nariz e queixo), a pele mista requer protetores oil-free em forma de gel, de forma a ser mais eficazmente absorvido.

Pele sensível tendência a inflamações e fragilidade – que se manifestam em comichão e vermelhidão – são características deste tipo de pele, que deve ser protegida por um produto em forma de gel-creme, que mantém a pele equilibrada face às alterações climatéricas e à incidência dos raios solares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui