Início Acontecimentos Sardinha, Manjerico e Alho Porro estamos nos Santos Populares

Sardinha, Manjerico e Alho Porro estamos nos Santos Populares

114
0
Destaque Santos

Arraial Lisboeta de Santo António e Noite de S. João no Porto

 

Todos sabemos por esta altura se comemora os ‘santos’ um pouco por todo o lado, de norte a sul do país. Mas o Arraial de Santo António em Lisboa e a Noite de S. João no Porto são duas emblemáticas comemorações bastante apreciadas entre os povos das duas cidades.

Lisboa em festa em cada recanto, dezenas de bailaricos, milhões de sardinhas assadas, é assim todo o mês de Junho e culmina na noite de dia 12 com as Marchas Populares a descerem a Avenida da Liberdade. O bairrismo típico desta cidade defende-se na avenida vestida de cor e engalanada de brio, esta é uma tradição da qual Lisboa não abre mão. É assim o Arraial de Santo António.

Arraial em Lisboa
Arraial – Lisboa

Mas falar dos ‘santos’ e não falar de Santo António quase se torna um atentado à tradição, pois é padroeiro da cidade que se vê ao rubro nos casamentos de Santo António sobejamente conhecidos. Nesta iniciativa novos casais festejam a sua união numa oportunidade de fazer parte de uma cidade cosmopolita, dinâmica, com futuro e que ainda assim respeita as suas tradições.

Mas esta celebração dos Santos Populares ocorre por toda a cidade desde Alfama, Mouraria, Bica, Marvila, Campolide, Alcântara e mais uma lista infindável, basta escolher o bairro e percorrer as suas ruas e ruelas e encontra arraial e boa disposição em cada canto. Manda a tradição que nas noites do mês de Junho, pelas celebrações dos Santos Populares, Santo António, São João e São Pedro, se salte a fogueira e que se dance pelos recantos e ruelas da cidade. Ao frenesim lisboeta junta-se a animação organizada pelas Associações e Coletividades locais, que procuram partilhar a vivência do espaço público com todos os visitantes e turistas que acorrem à cidade para viverem as suas festas. Sardinha assada, no prato ou no pão, caldo verde, chouriço na brasa e manjericos são os convidados sempre presentes nestas noites de festa. Em Junho, Lisboa volta a arranjar-se com arquinhos, balões e festões em todos os espaços onde os arraiais espreitam. Concertos, Dj’s, musica popular, exposições e tradições tudo se une para todos os gostos.

Como já falamos de Lisboa e o seu arraial de Santo António, não podemos deixar de referir a noite de S. João no Porto, afinal o bairrismo também existe a norte do país. O São João do Porto é uma festa popular, católica e designada oficialmente como Festas em honra de São João (Festas da Cidade do Porto) que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade invicta.

São João Porto
São João – Porto

Trata-se também duma festa cheia de tradição como e o caso lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para ‘bater’ nas cabeças das pessoas que passam, os alhos porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício  à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir.  O fogo de artifício chega a durar mais de 15 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espetáculo multimédia muito belo e digno de se ver.

Mas existem vários arraiais populares por toda a cidade do Porto especialmente nos bairros das Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes.

Com tudo isto a festa dura nas duas cidades por altura dos santos populares até de manhã, pois essa também é uma tradição já moderna. E nós deixamos os endereços dos programas das duas festas principais dos santos para que a escolha seja vossa.

Lisboa

Porto