Início Cultura e Lazer Semana Bossa Nova no Espaço Brasil

Semana Bossa Nova no Espaço Brasil

97
0

Com quatro convidados especiais oriundos do país do samba, esta semana, no LX Factory – Espaço Brasil. Se gosta de música brasileira e boa disposição, esta semana é para si.

 

De 28 a 31 de março, quatro artistas brasileiros em diferentes registos viagem até Lisboa para mostrar o seu reportório musical e animar a noite dos presentes.

Os artistas convidados, de uma maneira ou outra, parece que fazem todos parte de um só movimento e se conhecem ou fizeram colaborações entre si. No fundo, é como o próprio nome indica: é a uma semana dedicada à Bossa Nossa, movimento musical que partiu do samba, mas que sofre um forte influência e composição do jazz. Fundado na década de 30 e popularizado 20 anos mais tarde, artistas de música popular brasileira como João Gilberto, Tom Jobim ou Vinícius Moraes, contribuíram para a expansão além fronteiras do estilo. Praticamente todos nós conhecemos algo sobre ele e já o ouvimos, apenas o nome poderá desconhecido. Para ter a certeza disso, basta fazer referência a “Garota do Ipanema”. Assim sendo, o Espaço Brasil promove com quatro concertos, de quinta a domingo, a Bossa Nova.

Quinta feira, dia 28, estará Wanda Sá, uma artista a completar 50 anos de carreira e que é uma das vozes femininas mais consideradas do movimento brasileiro que é a Bossa Nova. Já trabalhou com nomes conhecidos como Tom Jobim e Ronaldo Boscoli.

No dia seguinte será a vez da cantora de Música Popular Brasileira, Paula Morelenbaum, mulher do também músico Jaques Morelenbaum. Sábado, dia 30, João Donato inaugura o seu projeto “Sotaques”, que, aos 78 anos, é considerado por muitos uma das principais influências do estilo. Pianista e compositor, é idolatrado por músicos e intérpretes dos mais variados estilos e por um punhado diferente de gerações.

Bena Lobo, no domingo e com o último concerto da Semana Bossa Nova, encerra uma semana de música tradicional brasileira, onde a mistura empolgante e sofisticada de samba, baião, afoxé e xote caracterizam o seu trabalho.

De quinta a sábado, os espetáculos têm início às 22h30. No domingo, começa pela tarde, às 18h00. As entradas são diárias e custam 10€.