Início Acontecimentos Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são publicados

Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são publicados

118
0
Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são publicados

Revista literária publica cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa.

 

Cinco sonetos inéditos de Fernando Pessoa foram publicados nesta sexta-feira (24). Eles fazem parte da primeira edição da revista literária  ‘Granta’ que começou a circular hoje no país.

Segundo o diretor da publicação, Carlos Vaz Marques, estes possivelmente foram os últimos sonetos em português do poeta que ainda não haviam sido descobertos. ‘Há 25 mil documentos do autor guardados na Biblioteca Nacional de Portugal, mas a nossa pesquisa leva a crer que não há mais sonetos inéditos em português entre eles. Há, sim, sonetos em inglês, em francês…’, revela. Fernando Pessoa morreu em 1935 em Lisboa.

O volume lançado pela editora portuguesa Tinta da China traz textos de Saul Bellow, Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe, Rui Cardoso Martins, Orhan Pamuk e Valério Romão, entre outros.

Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são publicados

Publicação em Portugal – A publicação teve o seu início no Brasil. Segundo o jornal Folha de São Paulo, foi no Rio de Janeiro que Bárbara Bulhosa, editora da Tinta da China, conheceu o diretor da ‘Granta’ britânica, John Freeman.

‘Eu e a Bárbara já tínhamos pensado em editar uma revista literária’, explica Marques. ‘Soube que existia a ‘Granta’ do Brasil e trouxe um exemplar da mesma para Portugal.’

A ‘Granta’ surgiu em 1889 como uma revista de um grupo de estudantes da Universidade de Cambridge. Já “lançou” nomes como Salman Rushdie, Martin Amis, Julian Barnes, António Lobo Antunes e Gabriel García Márquez.