Início Notícias Taxas de juro de Cartões de Crédito baixam

Taxas de juro de Cartões de Crédito baixam

131
0

A partir de hoje as comissões cobradas nos cartões de crédito serão mais baixas do que antigamente.

 

A partir de agora, sempre que usa o seu cartão de crédito vai pagar menos de taxas. A nova legislação entrou em vigor hoje, dia 1 de julho e aplica-se a todos os contratos, ambos atuais e os que vierem a ser feitos no futuro. A taxa de juro máxima será agora de 27,5% para cartões de crédito e descoberto de contas à ordem (a 30 dias).

Esta nova alteração legislativa visa a uma regulação da definição das taxas de juro aplicáveis a ambos cartões de crédito e créditos pessoais, fazendo também que a TAEG (Taxa Anual de Encargos Global) tenha agora uma nova fórmula de cálculo. O limite máximo de 27,5% também se aplica às “contas ordenado” e às ultrapassagens de crédito nas contas à ordem. No caso dos créditos pessoais a taxa máxima será agora de 19,5%.

Caso os bancos decidam não cumprir ou ultrapassar os limites máximos estes serão alvo se sanções e/ou multas. A nova legislação também determina uma obrigação de enviar aos clientes com créditos a consumo um extrato periódico, como acontece com os clientes com créditos habitação. Caso tenham de ser cobradas comissões bancárias, estas agora estão também sujeitas a um novo regime, que as limita a uma única comissão bancária por cada prestação vencida, e não as atuais comissões sucessivas praticadas.