Início Bem Estar Técnicas para aumentar a sua autoconfiança

Técnicas para aumentar a sua autoconfiança

84
0
Técnicas para aumentar a sua autoconfiança

Muitas vezes somos impedidos de atingir os nossos sonhos pelo medo de fracassar. Hoje damos-lhe a conhecer algumas técnicas para vencer os medos e ir à luta!

 

“De alguma maneira, eu não posso acreditar que haja alguma montanha que não possa ser escalada por um homem que saiba o segredo de tornar os sonhos realidade. Este segredo especial, parece-me, pode ser resumido em quatro C’s. Eles são curiosidade, confiança, coragem e constância, e o maior de todos é a confiança. Quando acreditar numa coisa, acredite em tudo o que a envolve, implícita e inquestionavelmente.” – Walt Disney

Apenas trabalhando a sua autoconfiança e autoestima conseguirá ultrapassar os seus receios, de modo a que estes não o impeçam de realizar e atingir aquilo que pretende. Obviamente, os medos não desaparecem e haverá sempre novas dúvidas. O segredo está em saber contornar esses sentimentos de insegurança através da sua autoconfiança.

Se a sua autoestima não anda propriamente em altas, não se preocupe, pois isso é algo que pode ser mudado. Basta que trabalhe nesse sentido! Hoje apresentamos-lhe algumas dicas que o ajudarão a tornar-se mais confiante, afastando qualquer sensação de insegurança ou receio que possa ser impeditivo de realizar aquilo que deseja.

Estabeleça metas e alcance-as

Técnicas para aumentar a sua autoconfiança

Os seus objetivos devem ser difíceis o suficiente para o desafiarem, mas não ao ponto de ser impossível concretizá-los. Devem também ser específicos, para que saiba perfeitamente quando os atingiu. Também deverá definir, por exemplo, metas semanais, para juntar às anuais, pois atingir metas com alguma frequência dar-lhe-á mais motivação e autoconfiança, uma vez que terá feedback positivo das suas próprias capacidades.

Ofereça-se para ajudar

De acordo com a Universidade de Illinois, praticar boas ações contribui para o desenvolvimento da autoestima, pois ao desenvolvemos atitudes altruístas, sem esperar algo em troca, aumentamos o nosso amor-próprio e isso ajuda-nos a acreditar que merecemos que nos aconteçam coisas boas na vida.

Faça uma lavagem cerebral a si próprio – no bom sentido!

Crie pensamentos positivos e realistas para substituir os seus pensamentos negativos. Intervenha no seu próprio diálogo interno, de modo a ejetar os pensamentos que lhe causam ansiedade e a injetar pensamentos que o motivem.

Identifique a fonte dos seus pensamentos negativos

Oiça com atenção as vozes negativas na sua cabeça e, antes de as expulsar, identifique a sua fonte. De acordo com a psicóloga Lisa Firestone, isso permitirá que, no futuro, se defenda melhor de si próprio.

Arranje-se

Vista-se bem, algo de que gosta e que o faça sentir confortável e bem consigo mesmo. Cuide também do seu cabelo e do seu corpo. Tudo isto contribuirá para uma elevação do seu humor e para uma melhoria da sua autoestima.

Muda a sua autoimagem mental

A imagem mental que temos de nós mesmos determina a confiança que temos (ou não) em nós próprios, por isso, é essencial que a avalie e, caso não goste dela, descubra o porquê para que o consiga mudar.

Aja de forma positiva

Não basta apenas pensar positivo, as ações também têm que estar presentes! Converse com as pessoas de forma positiva e coloque mais energia em tudo aquilo que faz.

Fale devagar

Apesar de muitas pessoas não se aperceberem, uma pessoa com autoridade fala devagar, o que demonstra confiança, enquanto uma pessoa que acredita que não tem nada de importante para dizer fala rápido, de modo a que mal seja percebida.

Aumente as suas competências

Estude, pratique e melhore as suas capacidades, seja a nível profissional ou em qualquer outra área que lhe dê prazer.

Concentre-se nas soluções

Não passe a vida a queixar-se dos problemas, tente centrar-se nas respetivas soluções. Se algo o perturba, pense como o pode resolver.

Mantenha-se ativo

O exercício físico irá ajudá-lo a sentir-se melhor, quer física quer mentalmente! Para além disso, deve evitar estar parado sem fazer nada, pois não estará a evoluir.

 

Fontes:

  • Livestrong.com – “How to build more self-confidence?”
  • Viver zen – “25 Maneiras de Aumentar a Sua Auto-Confiança”