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Uma boa nutrição: o que é e qual a sua verdadeira importância

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Descubra os reais benefícios de seguir uma alimentação saudável e quais os seus impactos na saúde

 

As refeições são, sem dúvida, uma das partes mais importantes do dia a dia e essencial à nossa sobrevivência. É através da nossa alimentação que obtemos nutrientes e energia e, através do tipo de alimentos consumidos por uma pessoa, conseguimos até imaginar o seu estilo de vida. O seu organismo necessita de uma dieta equilibrada com muitos carboidratos, especialmente alimentos ricos em fibras, muita fruta e vegetais, algumas proteínas, lacticínios com baixo teor de gordura e muitos líquidos.

Porque é importante uma boa nutrição

Um dieta rica em nutrientes e exercício físico regular contribuem para que mantenha um peso saudável e para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas ou alguns tipos de cancro.

Alguns dos mais importantes fatores de risco de morte prematura nos adultos são:

  • tabagismo
  • obesidade
  • inatividade física / sedentarismo
  • colesterol elevado
  • hipertensão arterial
  • consumo excessivo de álcool

Podemos observar que os princípios da alimentação saudável e de se ser fisicamente ativo podem produzir um enorme impacto em todos os fatores (à exceção do tabagismo).

Informação sobre comida saudável não falta e, no fundo, todos temos uma ideia do que devemos comer mais, como fruta e vegetais, ou evitar, como sal e gordura. Contudo, estudos revelam que o conhecimento não se transforma em prática, que os adultos consomem muita gordura saturada, açúcar e sal e que não consomem fibra, frutas ou vegetais em quantidade suficiente.

Algumas abordagens pela parte da comunicação social transmitem a ideia de que comer saudável implica, das duas uma: ou gastar muito dinheiro ou deixar de ter uma alimentação saborosa…Mas não tem que ser assim. Há muito que pode fazer e, com simples e pequenas mudanças, pode tornar-se significativamente mais saudável e reduzir o risco de doenças.

A variedade de alimentos é fundamental para que todos nós tenhamos uma dieta saudável, contudo, alguns problemas nutricionais são mais característicos dos homens e outros das mulheres.

Uma boa nutrição: o que é e qual a sua verdadeira importância

Questões nutricionais nos homens

Apesar de ambos os sexos necessitarem de manter um peso saudável, os homens deveriam ter especial atenção ao excesso de peso. No sexo masculino, os quilos a mais tendem a acumular-se na zona da barriga (a chamada gordura abdominal), o que aumenta bastante o risco de doenças cardíacas e diabetes, muito mais do que a gordura acumulada nos quadris e coxas (mais típico nas mulheres).

  • Cancro da Próstata

Uma análise recente aos fatores de risco de cancro observou que os alimentos que contêm licopeno podem ajudar a reduzir o risco de cancro da próstata nos homens. Os tomates são uma fonte rica em licopeno, mas não é certo se existem outras substâncias presentes no tomate (e nos outros alimentos) que possam estar a agir em simultâneo com o licopeno para alcançar este “efeito protetor”. Deste modo, não se concentre apenas no tomate e tente aumentar a ingestão de todo o tipo de fruta e vegetais.

Questões nutricionais nas mulheres

A gravidez e a amamentação exigem cuidados nutricionais acrescidos. Outro risco mais característico das mulheres que dos homens é o desenvolvimento de anemia, devido à deficiência em ferro.

A alimentação pode ainda aliviar sintomas de tensão pré-mentrual (TPM) e menopausa. Suplementos de ácido linolénico, vitamina D ou cálcio são indicados para aliviar os sintomas da TPM e também se acredita que uma alimentação rica em soja seja benéfica. Contudo, muitos dos estudos nessa área não são conclusivos, daí que as mulheres devam seguir os princípios de uma alimentação saudável e não apostar em grandes doses desse tipo de suplementos.

Uma análise aos factores de risco de cancro revelou ainda haver uma ligação entre o consumo de álcool e o cancro da mama – uma boa razão para que as mulheres mantenham um consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Lembre-se que uma nutrição é fundamental para que se seja saudável e para evitar doenças crónicas, deve comer dos principais grupos de alimentos diariamente, deve ingerir bebidas alcoólicas com moderação (e não as consumir diariamente), ser ativo e manter um peso saudável.

Pessoas que tenham falta de apetite ou maus hábitos alimentares podem recorrer a um multivitamínico de amplo espetro e a um suplemento mineral, mas não opte por suplementos específicos, a menos que aconselhado pelo seu médico.

 

Fontes:

  • Healthandcare.in – “Importance of healthy food and diet in our life?”
  • BBC – “Healthy diet for adults”

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