Início Acontecimentos Veja as nossas sugestões para o Dia do Pai

Veja as nossas sugestões para o Dia do Pai

136
0
Veja as nossas sugestões para o Dia do Pai

Aproveite a celebração do próximo dia 19 de março e leve o melhor pai do mundo a fazer um programa diferente. Nesta época especial e a pensar na família, as propostas são para todos os gostos

 

A Origem

 

A tradição que se centra na figura paternal e que visa agraciar e honrar a sua imagem, é incerta. Porém, há duas versões que podem facilmente ser dadas como mais ou menos plausíveis – pelo menos são aquelas que mais difusão acarretam numa pequena pesquisa – e datam de duas eras distintas:

– a primeira e mais antiga, remonta à Babilónia, há cerca de 4 mil anos. Elmusu, que se pensa ter sido uma criança, quis homenagear o seu pai e cravou uma mensagem a felicitá-lo, desejando-lhe uma vida longa e com saúde, num pequeno cartão de argila. Desde então a tradição expatriou-se um pouco para todo o mundo e ainda hoje se mantém o uso da prenda de um cartão como forma de homenagear a figura paternal.

– a segunda origem e esta já mais fundamentada e documentada, remonta a uma pequena cidade rural, em Spokane, estado de Washington, nos Estados Unidos, em 1910. Sonora Smart Dodd, filha de um veterano de Guerra e ex-combatente da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), quis homenagear o seu pai viúvo que criara 6 filhos sozinho numa pequena fazenda. Segundo o documento oficial da embaixada norte-americana, Dodd estaria a assistir a um sermão que consagrava a mulher – o Dia da Mãe – e achou injusto que não fosse conferido aos pais semelhante homenagem de estatuto.

Veja as nossas sugestões para o Dia do Pai
Sonora Smart Dodd

As alterações e consequentes críticas foram bastantes acerca desta iniciativa; era acusada de atribuir ainda mais poder à figura do pai e que punha em causa os direitos de emancipação da mulher, sendo que somente décadas mais tarde, Richard Nixon, em 1972, decretou que fosse incrementado por Lei que o dia fosse celebrado no terceiro Domingo de Julho de cada ano. Em Portugal, a par de outros países latinos como Espanha e Itália, é festejado a 19 de março.

O que fazer e onde levar o seu pai

 

As alternativas e desfechos são para todo o tipo de carteiras. Apesar de a comemoração ser oficialmente somente dia 19, na próxima terça-feira, aproveite as promoções e destaques que a maior parte dos comércios assinalam e põem em destaque. Sejam quais for as opções e preferências do pai em questão, as soluções são variadas. Aqui ficam as nossas sugestões:

Portugal Restaurant Week 2013 oferece um enorme leque de opções gastronómicas e alia uma alimentação cuidada – o que dará imenso jeito para quem tem o pai que tem valores de colesterol alto e afins e que teima em comer gorduras imensas… É a oportunidade de levar o seu pai a jantar um restaurante de requinte e provar sensações novas em low cost.

O seu pai é um aficionado por museus e arte, mas nunca arranja tempo para o acompanhar? Então aproveite a entrada gratuita nos museus portugueses aos domingos de manhã e desfrute da cultura e da companhia do pai. O Museu do Oriente e Museu dos Transportes e Comunicações têm atividades especiais para este dia.

Se por outro lado tem um pai atleta e que gosta de se manter em forma, aproveite a EDP Gás Corrida Dia do Pai, que terá lutar também no dia 17, pelas 10h00, no Porto, no parque da Cidade.

Ainda assim, se tem um pai que gosta mais de relaxar e de ver calmamente e sentado um filme, a Cinema City (Lisboa, Leiria e Sinta), oferece descontos nos bilhetes VIP e os bilhetes normais ficam ao preço de segunda-feira. Para encontrar informação dos filmes e as estreias da semana, basta consultar a agenda cultural de Lisboa para este fim de semana do Complexo Magazine e escolher o filme que mais se adequará ao estilo do seu pai.

Caso seja um pai que gosta de viajar e correr os 4 cantos do mundo ou de conhecer Portugal de uma ponta a outra, aproveite as promoções para este fim de semana na edreams.pt; seja no Alentejo, no norte ou literal ou no estrangeiro, existem destinos para todos os gostos e carteiras. Aproveite as promoções até dia 31 de março!

A Herdade de Água D’Alte está com uma promoção e oferece um programa de 2 noites para 2 num ambiente natural e relaxante. É de custo elevado e certamente não será para todos os portugueses (360€), mas se tem a possibilidade e o seu pai adora e é um aficionado pelo mundo da enologia ou adora o vinho português, venha conhecer esta herdade, em Estremoz. No programa, o alojamento é numa suite, oferece uma visita guiada às vinhas e às adegas com Prova de Vinhos da Herdade das Servas e da Herdade do Esporão. Para mais informação, consulte o site ou através do email. [email protected]

Por outro lado, se está ou tem o pai no estrangeiro, tem pouca capacidade financeira ou não pode marcar presença a seu lado, mas que ainda assim quer assinalar com uma lembrança de que nunca o esquecerá, dê uma espreitadela no sítio www.princesspea.net. Pequenas lembranças e de preços bastante acessíveis que podem fazer toda a diferença. Afinal, no amor de pai, o valor não é o que mais importa e o que conta mais.

Se estas sugestão não fizeram parte do seu agrado, não se esqueça de consultar o nosso guia sobre o que fazer este fim de semana em Lisboa. Pode ser que alguma das atividades por nós sugeridas capte o seu  interesse e seja a situação ideal para comemorar o dia do Pai!