Início Bem Estar Viajar melhora a saúde mental

Viajar melhora a saúde mental

145
1
Viajar melhora a saúde mental

Mude de ares e recarregue as baterias!

 

A verdade é que, estejamos nós numa praia paradisíaca a apanhar sol, a tomar um café numa praça italiana ou a caminhar por entre montanhas a observar uma vista magnífica, os problemas do dia-a-dia parecem, por momentos, bastante distantes.

Visitar um sítio novo sabe sempre bem, quanto mais exótico, melhor e, certamente, mais memorável que uma visita, pela quinta vez consecutiva, a casa da tia Maria!

David Eagleman, professor de neuro ciência na Faculdade de Medicina de Baylor, em Houston, nos EUA, escreveu que a perceção do tempo acelera com a idade, uma vez que os adultos tendem a “comprimir” as suas memórias. No entanto, o professor refere que viajar para novos locais pode funcionar como equalizador, pois “essencialmente, coloca-o – neurologicamente – na mesma posição de quando era criança”.

Interromper a rotina e os hábitos diários pode fazer maravilhas, permitindo-nos deixar, ainda que temporariamente, as nossas vidas e, até mesmo, nós próprios, pois deparamo-nos com novas situações, novas pessoas e novos modos de pensar que nos permitem olhar para as nossas próprias vidas com outros olhos.

Viajar melhora a saúde mental

As preocupações habituais tornam-se menos assustadoras quando as observamos fora da nossa rotina. Temos tendência a construir muros à nossa volta que nos restringem e nos fazem sentir presos, por isso, ao viajarmos para novos lugares, adquirimos um novo sentido de liberdade e apercebemo-nos de que mudar as nossas vidas está perfeitamente ao nosso alcance.

Claro que uma semana de férias não cura nem trata problemas mentais, pois, questões relacionadas com depressão e ansiedade não se resolvem assim tão facilmente, seguindo-nos até mesmo para locais e situações diferentes. No entanto, se escaparmos à raiz da questão, mesmo que apenas por momentos, isso permite-nos recompor e fazer uma pausa na tensão do dia-a-dia, pois quebrar a rotina ajudará a reconstruir padrões de crença, abstrair dos problemas em casa e ajudá-lo a sair de quaisquer ciclos destrutivos.

Mas conhecer sítios e experiências novas e adquirir uma nova perspetiva sobre os nossos problemas não são as únicas coisas boas que trazemos connosco. William Maddux, um psicólogo social americano, estuda como as pessoas que vivem no estrangeiro se tornam mais criativas. Segundo ele, a chave não é apenas o facto de se estar numa cultura diferente, mas sim de  se estar aberto, por exemplo, a aprender uma nova língua e a adaptar a um novo estilo de vida. Juntamente com os seus colegas, William Madux afirma “temos vindo a apercebermo-nos de que as pessoas que possuem dois tipos de cultura nas suas cabeças chegam a soluções de forma mais criativa”.

Viajar melhora a saúde mentalUm outro estudo, realizado por uma equipa brasileira, revelou, por sua vez, que os passeios turísticos ajudam também a manter e a recuperar a saúde mental após os 60 anos de idade. Nesta investigação foram acompanhados 97 idosos em 11 circuitos turísticos e, partindo-se do princípio de que a falta de atividade mental é o principal fator do declínio de memória na fase de envelhecimento, o objetivo foi utilizar as viagens para a reativar. No final, foi possível observar que 72% dos participantes obtiveram um aumento da função cognitiva, chegando mesmo a relembrar situações passadas já esquecidas.

Viajar para um novo local é uma excelente forma manter a nossa atividade mental ativa e de romper com as responsabilidades do quotidiano que nos deixam sob pressão, permitindo-nos recarregar baterias e ver as coisas de uma perspetiva diferente. Sem dúvida que o ambiente que nos rodeia nos afeta, por isso, pergunte a si mesmo se é feliz no sítio onde vive, pois, se não for, algum tempo fora para descobrir um sítio que adore irá, certamente, contribuir para o seu bem-estar mental.

 

Fontes:

  • CNN – “Why you should visit a new destination?”
  • Counselling Directory – “Is travel good for your mental health?”
  • Revista Saúde – “Viajar faz bem para a cuca”

1 COMENTÁRIO