Início Acontecimentos Wikipédia, em breve também em papel

Wikipédia, em breve também em papel

88
0
Wikipédia, em breve também em papel

Alguma vez desejou ler a Wikipédia em papel? Em breve, será possível, graças a um projeto inovador.

 

O fenómeno Wikipédia parece ser imparável. Com quatro milhões de artigos, apenas na versão inglesa, e sempre a crescer, a sua comodidade e facilidade de acesso fez com que o site substituísse as velhas enciclopédias tradicionais.

Agora, no entanto, uma editora alemã pretende que a Wikipédia ‘volte às raízes’, na forma de uma enciclopédia em papel.

Wikipédia, em breve também em papel

A PediaPress, parceira da ‘Wikipédia Foundation’, responsável pela chamada ‘enciclopédia livre’, é a empresa que se propõe  imprimir os cerca de mil livros, com 1200 páginas cada, necessários para que a Wikipédia inglesa se torne uma realidade palpável.

O projeto, considerado impraticável tanto pela sua grandeza como pela constante atualização do site, não é uma ideia nova, mas a PediaPress está decidida a mostrar que é possível, recorrendo, tal como a Wikipédia fez originalmente, à colaboração e ao dinheiro de voluntários, usando o modelo de ‘crowdfunding’, do site IndieGoGo, para conseguir o orçamento de cerca de 50 milhões de euros, através de doações, e imprimir as estimadas perto de 1,200,000 páginas.

Wikipédia, em breve também em papel

Caso o resultado da colaboração de 20 milhões de pessoas chegue a ser efetivamente impresso, os mais de mil livros serão expostos em Londres, em agosto, na conferência Wikimania, a reunião de aficionados da mais famosa enciclopédia do mundo, onde poderá ser consultada pelos que visitarem a feira, num expositor com mais de 10 metros de comprimento, e 2,5 metros de altura.

Depois de ser exposta por várias convenções, a gigante enciclopédia, descrita como ‘o único backup em papel da Wikipédia’, terá casa permanente numa das maiores bibliotecas do mundo.

Conheça agora o projeto, no vídeo de apresentação abaixo.