Início Interiores Decoração e Design 10 sugestões para uma decoração económica

10 sugestões para uma decoração económica

177
7

Nos tempos que correm, fazer decoração volta a ser um luxo, que só algumas pessoas podem contratar profissionais para o fazerem.  Mas nada é impossível, apenas temos que ser mais criativos e fazer boas escolhas. Quer decorar o seu quarto? A sua sala? Vamos a isso.

 

Veja as nossas 10 sugestões para que consiga decorar a sua casa por pouco dinheiro

 

1 – Aposte nos detalhes

 

Por vezes os pequenos pormenores fazem toda a diferença, ou seja, em vez de mudar a cómoda do seu quarto porque é antiga, mude apenas os puxadores por uns mais modernos ou criativos, de acordo com a restante decoração; o mesmo se aplica nas cozinhas e W.C.

 

 

2 – Antiguidades

 

Nas lojas de antiguidades, feiras da ladra, ou em mercados de peças em segunda mão, são locais ideais para encontrar determinadas peças que podem marcar a diferença na decoração de uma casa. Nestas lojas de antiguidades ou mercados, as peças podem ser para uns apenas velharias e para si pode ser uma peça de grande valor e inspiração. Pode encontrar desde lustres antigos que podem ser recuperados, como mesas vintage que conjugadas com outras peças de design fará um conjunto fantástico.

 

 

3 – Não ignore o “lixo” dos outros

 

Hoje em dia, algumas peças de mobiliário e não só são atiradas para o lixo, sem qualquer conhecimento por vezes do tipo de peça que é. Vemos isto especialmente na casa dos pais, avós e às vezes dos vizinhos. Algumas dessas peças são dos anos 70 e 60, como por exemplo cadeiras de design coloridas, carpetes, molduras, que são verdadeiros achados. Simplesmente necessitam de serem recuperados e ficam como novos. Não tenham vergonha de pedir uma ou outra peça que para alguns pode não ter valor nenhum, ou ser considerada lixo, mas que na vossa casa, juntamente com outras peças de alguma modernidade será fonte de grandes elogios.

 

4 – Reciclar

 

Antes de pensarem em substituir alguma mobília por outra pensem sempre se não é possível reciclar a mesma. Por exemplo, se a mesa da sala está com ar envelhecido ou pouco apresentável, pintá-la numa cor arrojada, poderá ser a solução para dar vida à enfadonha mesa por apenas alguns trocos em tinta e em lixa; o mesmo se aplica nas cadeiras, que para além de pintarem podem apenas forrar com um novo tecido; se a cama do quarto já não parece muito moderna poderão forrar a cabeceira com um tecido contemporâneo, e adicionar algumas almofadas dentro dos mesmos tons.

 

 

5 – Comprar peças versáteis

 

Antes de comprarem alguma peça tentem pensar na sua versatilidade. A mesa da cozinha pode servir de mesa de jardim caso seja necessário, para isso convém que seja leve. As cadeiras da sala podem ser iguais às da cozinha, caso seja necessário juntar mais uns lugares à mesa. Em vez de 2 sofás optem por um sofá e cadeiras que possam utilizar noutros compartimentos da casa, caso seja necessário.

 

 6 – Papel de parede

 

Uma das formas mais acessíveis de mudar a decoração de uma casa ou de uma outra divisão é mudar a pintura das paredes. Optem por cores intemporais, que nem sempre têm de passar pelo aborrecido branco frigorífico; podem optar por comprar papel de parede em locais com preços acessíveis e vocês mesmo colocarem. Há uma enorme oferta de papel de parede a nível de cores e padrões, só têm que perder tempo em saber qual o que fica melhor.

 

 

 7 – Arte acessível

 

Se não há a possibilidade de comprarem arte, optem pela criatividade. As feiras de antiguidades podem ser ótimas para encontrar quadros mais antigos, dos quais se podem aproveitar as molduras, ou mesmo as imagens. Substituir o interior da moldura antiga por um mapa antigo ou mesmo por uma imagem a preto e branco pode ser uma hipótese bastante criativa e original; outra solução é fazer painéis forrados a tecido que podem servir de quadros e tem as paredes mudadas. Os tecidos também são acessíveis em determinadas lojas, e consegue arranjar com certeza aquele que mais combina com a sua decoração.

 

 

 8 – Cobrir pode ser a solução

 

Por vezes, apenas uma capa nova num sofá antigo pode ser uma grande solução decorativa. Basta comprarem uma capa de sofá com uma cor ou padrão diferente, que com mais algumas almofadas originais, fará com que a sala lhe pareça renovada e a baixo custo.

 

 

 9 – Aposte nos vinílicos

Se estão cansados do corredor com a parede branca, ou dos quartos sempre com os mesmos quadros, aposte nos vinilicos. Para além de serem económicos, consegue fazer uma decoração muito engraçada e original.

 

 

10- Mude os têxteis

 

Por vezes não é preciso mudar muito, apenas os cortinados da sala, ou do quarto ou da cozinha. Um tecido com um estampado ou uma cor diferente faz que a decoração mude completamente. Em lojas de tecidos, consegue muitos a bons preços.

 

 

Caso queira colocar mais algumas questões, é só consultar-nos: [email protected] . Estamos ao seu dispor para qualquer dúvida.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui