Álex Villar, BASE jumper, morre após sofrer um acidente
Álex Villar, conhecido por seus desafios no salto de base, morreu ontem sexta-feira, 5 de maio, após sofrer um acidente após pular de uma rocha em Punta Calva , no Vale do Chistau, no município de Plan, em Huesca. O Grupo de Resgate e Intervenção em Montanha de Boltaña recebeu a notificação por volta das 10h30 e ativou a operação. Uma vez na área, eles encontraram a vítima em um caminho de pedras. Depois de alcançá-lo, eles descobriram que ele havia falecido.
Villar, 34 anos, era instrutor de parapente, paraquedismo e base jumping . Ele começou a saltar de paraquedas em 2013 e fez mais de 2.000 saltos de avião. Um ano depois, ele começou com vôo rápido e parapente.
Em 2015 iniciou-se com o salto base onde acumulou mais de 1.000 experiências . Talvez o mais relevante tenha sido aquele que protagonizou há quatro anos, quando passou pelo Arco de Piedrafita, na Serra de Partacua (Huesca) .
Álex Villar: voa a mais de 200 km/h por um arco de pedra
Álex Villar, madrilenho de nascimento, lançou-se de 2.550 metros e voou a uma velocidade média de mais de 200 km/h para percorrer 1.500 metros com uma queda de outros 1.000 metros. Ele preparou-se por um ano para realizar este vôo. “Depois de saltar, você tem 50% de chance de sucesso”, reconheceu ele depois de passar pelo arco. Esse vídeo se tornou viral e o tornou conhecido em todo o mundo . A área onde sofreu o acidente fatal não lhe era desconhecida. Ele já havia realizado vários saltos em Punta Calva, como pode ser visto no seu canal no YouTube.
⚫️Se nos ha ido Alex Villar. Extremadamente joven, extremadamente valiente pero auténtico y fiel así mismo siempre. Vuela alto hacia las estrellas Alex. Imborrable tu recuerdo.? pic.twitter.com/tSVIOMKI3T
— JRamón de la Morena (@jrdelamorena) May 6, 2023
Questionado em mais de uma ocasião sobre o risco de seus desafios e base jumping, ele comentou que “é um esporte de alto risco que é praticado por profissionais que levam muito a sério, não é uma loucura como muitos pensam”. em declarações recolhidas pelo Heraldo de Aragón.