Início Saúde Psicologia A eficácia da consulta psicológica por Rita Valério

A eficácia da consulta psicológica por Rita Valério

249
0
A eficácia da consulta psicológica por Rita Valério
A eficácia da consulta psicológica

Saiba quais os benefícios que o acompanhamento Psicológico lhe pode trazer

 

Na tomada de decisão de procurar um Psicólogo, várias dúvidas e questões surgem, sendo uma das mais comuns acerca da eficácia da intervenção psicológica: Será eficaz? Vai ajudar-me? Poderá a medicação ser suficiente? Entre outras perguntas inquietantes e importantes.

A investigação diz-nos que a intervenção psicológica é eficaz, ou seja, uma pessoa, no fim de um acompanhamento psicológico, encontra-se significativamente melhor do que aqueles que não recorreram ao Psicólogo (Lambert & Ogles, 2004). A melhoria está relacionada com vários aspetos, sejam as características do cliente, sejam as tomadas de decisão do Psicólogo mas, principalmente, em meu entender, o principal contributo está na relação terapêutica, isto é, na empatia, envolvimento e aliança que se cria logo na primeira consulta, primordial e essencial em todo o desenvolvimento da intervenção psicológica. É com a relação terapêutica, que Psicólogo e cliente vão traçar objetivos e planos para todo o processo. Claro que a relação terapêutica não é estanque, é influenciada pelas características do cliente e do terapeuta como referido no início.

Relativamente à toma de medicação em simultâneo com intervenção psicológica, a investigação sugere que é benéfico e recomendável, uma vez que a medicação permite estabilizar o “corpo”, dando lugar ao pensamento, associação, reconstrução e aquisição de ferramentas para lidar com o problema.

Podemos concluir que a intervenção psicológica é eficaz e tem resultados positivos para o cliente quando há motivação, envolvimento e se cria uma relação terapêutica de confiança, consistente e capaz de ajudar a enfrentar os desafios subjacentes a uma intervenção psicológica.

 

Rita Valério

 

Psicóloga licenciada em Psicologia Clínica Sistémica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2007.

Diretora Geral do Psic 4 All – Psicologia, Psicoterapia, Terapia Familiar A eficácia da consulta psicológicae conjugal para todos: Criadora e responsável pelo projeto Psic 4 All que disponibiliza, a nível nacional, consultas de psicologia a baixo custo, a adultos, crianças, casais e famílias.

Trabalhou sob a alçada do Instituto de Ação Social (Segurança Social da Região Autónoma dos Açores), em articulação com e a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) e com o Tribunal de Família e Menores, no âmbito de processos de promoção e proteção de menores em risco, com objetivo de avaliar e intervir no funcionamento familiar e emitir pareceres técnicos para as referidas entidades.

Supervisora de estágios curriculares nesta área de intervenção e formadora de Psicólogos, Assistentes Sociais e Educadores Sociais que se encontrassem também sob a alçada do Instituto da Segurança Social dos Açores.

Especialista em avaliação e intervenção com famílias e menores em risco.

Formada na área do Núcleo de Estudos do Suicídio e Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar

com a orientação do Prof. Doutor Daniel Sampaio

 

Para quaisquer esclarecimentos envie-nos um email para:   [email protected]

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui