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Alimentos para uma pele saudável

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Alimentos para uma pele saudável

Esqueça o botox e os milhares de euros gastos em cremes que nada fazem – também a pele exige uma alimentação adequada para que permaneça saudável!

 

Existe uma forma de manter a sua pele com um aspecto fresco e saudável sem ter que se preocupar com grandes tratamentos e despesas: através de uma alimentação adequada, equilibrada e saudável. Uma boa nutrição da pele, recorrendo aos alimentos certos, pode ajudar, segundo várias investigações, a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada.

Alimentos para uma pele saudável

Fique então a saber quais os alimentos que podem ajudar a combater o envelhecimento precoce.

Água

A água é um dos ingredientes fundamentais para uma pele saudável, pois mantém as células hidratadas, evita o aparecimento de rugas e elimina toxinas (que podem levar ao envelhecimento precoce).

Recomendam-se oito copos de água por dia.

Chá

Os chás, como o chá verde ou o chá preto, são óptimas fontes de EGCG, uma substância que previne o acne, danos causados pela exposição solar e inflamações de pele e combate o cancro da pele e outros tumores. Basta quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos de EGCG na pele.

Frutos Vermelhos e Legumes

Frutas como os morangos, romãs, mirtilos, framboesas e amoras são ricos em antioxidantes, que evitam a acção das moléculas que aceleram o envelhecimento. O mesmo se aplica a legumes com pigmentação forte, como tomate ou batata-doce.

Citrinos

A vitamina C, presente na laranja e no kiwi, combatem os radicais livres (as moléculas responsáveis pelo envelhecimento). Essas moléculas estão muito presentes no nosso organismo quando apanhamos sol em demasia, por exemplo. Por isso, abuse das frutas cítricas!

Leite

O cálcio é outro mineral essencial para uma pele saudável e para o bom funcionamento das suas células, pois combate a flacidez e os sinais da idade.

Ovos e Carnes

Estes são alimentos ricos em proteínas, que previnem de perda muscular. A lisina e a prolina são dois aminoácidos constituintes das proteínas, fundamentais para a produção de colagénio e que evitam a flacidez.

Peixe

Os ácidos gordos ómega 3 presentes em peixes, como o salmão, o atum ou a sardinha, contêm propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pelo exposição solar. Consumir peixe duas a três vezes por semana é o suficiente, especialmente se incluir na sua dieta outros alimentos saudáveis para a pele.

Vegetais de folhas verde-escuras

As verduras de folha verde escura, como o espinafre, possuem vitaminas do complexo B que ajudam a controlar a oleosidade e equilibram as hormonas.

Para mais informação sobre este tema, não deixe de ler o nosso artigo “Segredos anti-idade”.

 

Fontes:

  • Revista Saúde – “Alimentos que são uma beleza para sua pele”
  • Alimentação Saudável – “Pele Saudável com uma Boa Nutrição”

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