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Alimentos que combatem a gordura

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A sua dieta não tem que se limitar a alimentos de que não gosta ou sem sabor. Na verdade, ficará surpreendido com certos alimentos que podem ajudá-lo a combater o excesso de gordura.

 

Tem evitado certos alimentos com medo das suas calorias? Ou porque são tão bons que, naturalmente, tem a certeza que são alimentos proibidos?

Hoje vamos apresentar certos alimentos que ajudam a combater o excesso de gordura, mas prepare-se porque alguns deles podem ser uma (excelente) surpresa…

Vegetais crus

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Os vegetais crus podem até ser um excelente lanche, pois satisfazem a necessidade de mastigar. Têm muita água, o que contribui para a sensação de satisfação e são baixos em calorias.

Peixe

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O peixe é uma das melhores fontes de proteínas e vários estudos revelam que satisfaz mais que carne de vaca ou frango, provavelmente devido ao tipo de proteína que contém. A maioria dos peixes é baixa em gordura e os que não são contêm gordura saudável (ómega 3), como é o caso do salmão. O ómega 3 protege de doenças cardíacas e outras condições crónicas.

Carne magra

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As proteínas ajudam a que nos sintamos satisfeitos por mais tempo e a queimar calorias durante a digestão. Contudo, há que ter em atenção que a carne vermelha possui um alto teor de gordura. Peito de frango sem pele é uma das melhores opções.

Feijão

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Os feijões são vegetais que nos dão proteínas e muita fibra, o que significa que nos dará a sensação de satisfação ingerindo poucas calorias. Para além disso, como são ricos em fibra e amido resistente, exige ao nosso organismo energia extra (calorias) para que seja feita a sua digestão.

Malaguetas

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As malaguetas contêm um componente, capsaicina, que limita o apetite e acelera ligeiramente o metabolismo por um pequeno período de tempo. Apesar de não ter um grande impacto na perda de peso, as pessoas tendem a comer menos quando a comida é picante.

Batata

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A batata bate qualquer alimento no índice de satisfação. Para além disso, contém amido resistente, que leva o organismo a gastar mais energia para concluir a sua digestão. Se substituir a batata normal por batata doce quando a assar no forno, pode ainda evitar certos aditivos, como manteiga, molhos, queijo ou bacon, pois esta já é cheia de sabor, o que lhe poupa imensas calorias.

Ovos

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Os ovos não são apenas ricos em nutrientes, também nos mantêm satisfeitos por mais tempo devido à grande quantidade de proteínas. Se comer ovos ao pequeno-almoço, o seu apetite ficará limitado o suficiente para o fazer ingerir cerca de 330 calorias a menos durante o resto do dia.

Queijo

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Opte por queijo fresco de cabra ou por queijo feta para se sentir mais satisfeito e queimar mais gordura.

Sopa

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A sopa com caldo (não os cremes) contêm muita água que nos enche com a menor quantidade possível de calorias. O facto de ser servida quente impede que seja ingerida rápido demais e, quando consumida antes da refeição, evita que seja depois consumida uma maior quantidade de alimentos mais calóricos. Pode ainda optar por uma refeição baixa em calorias acrescentando à sua sopa frango, peixe ou feijões.

Iogurte grego

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Este iogurte tem o dobro das proteínas que os outros iogurtes. Como as proteínas demoram mais tempo para ser digeridas, são utilizadas mais gorduras para que se faça a sua digestão.

Chocolate preto

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De acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, se comer chocolate preto irá, muito provavelmente, comer menos na sua próxima refeição. Certos componentes do chocolate abrandam a digestão, fazendo com que se sinta satisfeito por um maior período de tempo.

Leite magro

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O leite magro fornece-nos muitas proteínas e cálcio sem a gordura que encontramos no leite gordo e, apesar de magro, proporciona-nos a sensação de satisfação, pois demora mais tempo a sair do estômago que bebidas com menos proteínas.

Chá verde

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O chá verde contém catequinas, compostos que estimulam o sistema nervoso e aumentam a queima de gorduras. Para que se notem os benefícios, convém que seja tomado várias vezes ao dia e, de preferência, quente para que demore mais tempo a ser ingerido, diminuindo o consumo de calorias.

Café

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O café também estimula o metabolismo e a cafeína também contribui para que se queime gordura armazenada. Contudo, o efeito é pequeno e facilmente anulado quando há adição de calorias extra.

Para saber quais as melhores frutas a juntar ao seu cabaz de dieta, não se esqueça de ler o artigo “Frutas para queimar calorias”.

 

Fontes:

  • WebMd – “Slideshow: Fat-Fighting Foods”
  • Health.com – “7 surprising foods that fight fat”
  • Health Magazine – “7 Foods That Fight Fat”

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