
Uma mulher, com cerca de quarenta anos, reinicia a sua vida, após anos de sofrimento e dor, ao lado de um marido tirano que a faz passar as maiores humilhações que alguém pode imaginar.
Aproveite este domingo, às 16 horas, para marcar presença na apresentação do livro de Joana Fernandes Pancadas, ‘O poder sobre a noite’. Durante muitos anos, Margarida foi vítima de violência psicológica grave, sendo que aguentou tudo sozinha, aparentando um casamento e uma vida felizes. O seu círculo de amigas, acaba por ser fundamental para que consiga lidar com o seu destino de uma forma digna, e a visita, que sempre a acompanhou durante toda a sua vida, ajuda-a a descobrir o que se vai passar no futuro, mostrando-lhe imagens de grande importância, no silêncio da noite.
CM: Quem é a Joana Fernandes Pancadas?
JFP: é a mais recente autora da editora Vieira da Silva. Professora de 2º e 3º ciclo, sempre teve uma grande paixão pela escrita e pela literatura. Escreveu o seu primeiro romance no ano de 2012.
CM: Como surgiu a ideia de escrever este livro?
JFP: A ideia de escrever este livro surgiu há algum tempo. Antes desta primeira obra, já tinha havido duas tentativas de escrita de um romance que acabaram por não ser editadas ,porque nunca chegaram ao fim.
CM: Qual o tipo de literatura?
JFP: Este livro insere-se num tipo de literatura denominada realismo fantástico, onde se misturam e interligam fatos e ficção.
CM: Quais são as suas expectativas?
JFP: As expectativas são boas, esperando , quem sabe um dia,conseguir ultrapassar limites e barreiras além fronteiras.
CM: Qual o Público a que se destina?
JFP: Este livro é um livro para adultos, a partir dos 16/18 anos, que vai agradar principalmente aos mais jovens.
CM: E o próximo livro? Já há alguma coisa pensada?
JFP: Há algumas ideias para a escrita de um novo livro, mas isso fica ainda em aberto.
CM: Inspirou-se em alguém para escrever este primeiro livro?
JFP: Na verdade não me inspirei em ninguém em particular. Baseie-me em ideias que tinha e que gostava de divulgar e a história foi começando a fluir com alguma facilidade.
CM: Quem são os personagens principais?
JFP: A personagem principal é uma senhora com quarenta anos que se chama Margarida.
CM: Onde se desenrola a história e porquê?
JFP: A história desenrola-se em Lisboa por ser a cidade onde nasci e cresci.