Início Notícias Ativista negra desmascarada

Ativista negra desmascarada

199
0
Ativista negra desmascarada

A representante da comunidade negra de East Washington afinal é branca, segundo a própria mãe revelou.

 

É comum ouvir-se histórias controversas sobre os tratamentos e cirurgias a que membros de minorias étnicas se sujeitam para ‘parecer’ ou mesmo ‘ser’ mais brancos. No entanto, a história de uma mulher que tem passado anos a fazer precisamente o contrário está a causar alguma perplexidade.

Ativista negra desmascarada

Rachel Dolezal, de 37 anos, é uma conhecida e apaixonada ativista de direitos civis e professora de Estudos Africanos em Washington, nos Estados Unidos. No entanto, de acordo com revelações feitas ontem pelos próprios pais, ela tem-se feito passar por negra, quando na verdade é branca e de ascendência Europeia.

De facto, e apesar de admitir ter ‘alguns traços de sangue Nativo Americano’, a mãe de Rachel, Ruthanne, contou a um jornal local que a sua família é de étnica ‘Alemã, Checa e Sueca’, razão pela qual a filha é naturalmente branca, loira e de olhos claros.

‘É pena ela não agir como ela mesma’, disse Ruthanne sobre a filha, que alegadamente se disfarça pelo menos desde 2007, explicando que ‘a eficácia dela na defesa das causas dos Afro-Americanos teria sido tão maior se ela tivesse simplesmente sido honesta com todos’.

Apesar de apenas se ‘disfarçar’ há alguns anos, Dolezal deu mostras de se identificar com outras étnicas ao longo dos anos, tendo mesmo tirado o seu mestrado numa universidade predominantemente frequentada por negros e publicando frequentemente mensagens nas redes sociais sobre as frustrações da vida das minorias.

A teia de mentiras de Rachel começou a ser desvendada na quarta-feira, quando um repórter local da CNN a questionou sobre uma foto em que aparece com um negro que afirma ser o seu pai, levando a ativista e professora a abandonar a entrevista.

No dia seguinte, a mãe desfez vários equívocos, desde o facto de Rachel não ter quaisquer ‘filhos negros’, ao facto de Larry, o marido de Ruthanne, ser de facto o seu pai biológico e não padrasto.

Rachel Dolezal é agora alvo de uma investigação por parte das autoridades locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui