Início Cultura e Lazer ‘Big Brother is Watching You’ até na música

‘Big Brother is Watching You’ até na música

225
0

Já reparou que o livro ‘Mil Novecentos e Oitenta e Quatro’ influencia até as músicas e banda atuais?

 

Um dos livros mais importantes da história, está aí a Modern Library e o The Guardian que não me deixam mentir, ‘Mil Novecentos e Oitenta e Quatro’, do escritor inglês George Orwell, é daqueles livros que influenciou não apenas reality shows, mas outros escritores, filmes e, claro, músicas.

Muito provavelmente você já ouviu falar do programa de televisão Big Brother ou ouviu por aí a expressão ‘Big Brother is Watching You’. Se não ouviu, ou achou que este era apenas um nome bonito para um reality show, nós explicamos aqui a causa, motivo, razão e circunstância deste nome tão incomum. No livro de Orwell, Big Brother é o líder do partido que controla a Oceania. Neste mundo distópico, tudo e todos são controlados através de diversos meios, como a Telescreen – uma televisão que transmite e emite imagens, ao mesmo tempo que a Polícia do Pensamento – especializada em capturar pessoas que têm pensamentos criminosos contra o Partido pode intervir. Se você ainda não leu este livro, corra!

A pensar nisso, nós fizemos uma lista de algumas músicas que muito provavelmente você já cantarolou por aí mas não fazia a mínima ideia de que se inspiraram diretamente no livro.

 

2 + 2 = 5 – Radiohead

'Big Brother is Watching You' até na música

Essa música da renomada banda Radiohead bebeu da fonte ou seja do livro de Orwell. Numa certa passagem do livro, Winston (o protagonista) fala que a ‘liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois fazem quatro’ (e não cinco, como o partido diz). Daí que a banda Radiohead tenha agarrado nesse trecho simbólico, e resolve cantar ‘Lay down the tracks/ Sandbag and hide/ January has april’s showers/ And two and two always makes up five’. Interessante, não? A propósito, Radiohead fica ainda interessante quando descobrimos que eles fazem muitas, mas muitas referências a livros nos seus temas.

 

Big Brother – David Bowie

'Big Brother is Watching You' até na música

O nome da música faz a referência direta ao livro, não há como negar. Aliás, o álbum Diamond Dogs (1974) foi praticamente todo inspirado na obra de Orwell. O lado B do vinil contém as músicas ‘We are the Dead’, ‘1984’, além de ‘Big Brother’, todos inspirados na obra. Mas vamos aqui nos cingir à música citada, que diz: ‘Someone to claim us, someone to follow/ Someone to shame us, some brave Apollo/ Someone to fool us, someone like you/ We want you Big Brother, Big Brother’.

 

Big Brother – Stevie Wonder

'Big Brother is Watching You' até na música

Curioso, não? Até Stevie Wonder foi buscar ao livro inspiração para as suas músicas. E porque não? Tome atenção à letra quando nos diz ‘Your name is big brother/ You say that you’re watching me on the tele/ Seeing me go nowhere’.

 

United States of Eurasia – Muse

'Big Brother is Watching You' até na música

No livro de Orwell, a Oceania ora estava em guerra com a Eurasia e em paz com a Eastasia, ora estava em paz com a Eurasia e em guerra com a Eastasia. Tudo mudava repentinamente, sem nenhum alarde, sem explicações ou contestações. A situação simplesmente… mudava. Ora os  Muse, no seu tema ‘United States of Eurasia’, critica a situação política atual usando a passagem do livro: ‘Why split these states/ When there can be only one?/ And must we do as we’re told?/ Must we do as we’re told?’.

E você, conhece alguma referência ao livro em alguma música?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui