Início Interiores Decoração e Design Como decorar um quarto de bebé

Como decorar um quarto de bebé

178
0

Vai ser mãe? Então conheça as sugestões da Complexo Magazine para como decorar um quarto de bebé.

 

À semelhança da decoração de outras divisões, o primeiro passo a tomar quando pensa em como decorar um quarto de bebé é definir o estilo que pretender dar ao mesmo, podendo este ser clássico, moderno, rústico ou minimalista. Caso opte por definir um tema para basear a sua decoração, tenha atenção na escolha do mesmo, pois temas demasiado explícitos como, por exemplo, uma personagem de desenhos animados, pode-se tornar muito cansativo e limitar a adaptação do quarto ao longo do tempo. Quando escolher um tema em concreto, o ideal é apostar na presença do mesmo apenas em elementos decorativos, como almofadas, tapetes e cortinados, sendo necessário apenas mudar esses elementos quando quiser mudar de tema. Outra opção é escolher uma cor dominante que irá uniformizar a decoração e é fácil de alterar quando desejar.

Como decorar um quarto de bebé

No que respeita à escolha das cores, pode escolher a sua cor preferida e já não é necessário seguir o tradicional estereótipo de escolher azul para menino e rosa para menina. Caso ainda não saiba o sexo do bebé ou apenas queira saber no momento do nascimento, poderá decorar o quarto em cores claras e suaves, como o verde pastel, amarelo ou bege. Como espaço de descanso para o bebé, o quarto deverá ser decorado em tons suaves e acolhedores, usando as cores mais vivas com moderação. Para um ambiente ainda mais neutro poderá apostar em paredes brancas e deixar os apontamentos coloridos para outros elementos como cortinados, poltrona, tapetes, quadros, entre outros detalhes. Pintar uma parede de cor diferente ou aplicar papel de parede são outras das alternativas.

Como decorar um quarto de bebé

O lilás poderá ser uma boa escolha para um quarto de menina. Dadas as sensações de tranquilidade e serenidade a que esta cor está associada, é ideal para crianças recém-nascidas e bastante ativas, pois ajuda a acalmá-las.

Como decorar um quarto de bebé

O verde, principalmente em tons de pastel, proporciona um ambiente suave e tranquilizante. Para um toque mais acolhedor, conjugue o verde com uma cor mais quente para ajudar a trazer equilíbrio ao ambiente.

Como decorar um quarto de bebé

O laranja é uma cor muito estimulante e por isso deve ser sempre usada em pequenas doses para não provocar demasiada agitação. Capaz de promover a comunicação e a criatividade, esta cor é indicada para crianças mais calmas.

Como decorar um quarto de bebé

Se pretende criar um ambiente neutro, calmo e aconchegante então a solução passa por tons creme e bege. Estes tons são também os mais indicados para quartos mais pequenos já que a sua luminosidade torna o espaço mais amplo e são ideais para trabalhar com pontos de luz.

Como decorar um quarto de bebé

O rosa continua a ser uma cor clássica na decoração dos quartos de meninas. Dada a sua luminosidade, é possível pintar o quarto de rosa pastel sem que a cor se torne pesada ou exagerada. O ideal é equilibrar a decoração com outra cor, como o branco, para ajudar a quebrar a monotonia. Esta cor é destacada pelas suas sensações de suavidade, delicadeza e serenidade.

Como decorar um quarto de bebé

Por outro lado, o azul continua a ser a cor de eleição na decoração dos quartos de meninos. Calma, tranquilidade e frescura são algumas das características desta cor.

Como decorar um quarto de bebé

Independentemente da decoração que queira criar, lembre-se que um quarto de bebé deverá apenas conter o essencial, sem exagerar, e deverá focar-se nas funções que o quarto precisa de ter: um lugar para amamentar, um lugar para o bebé dormir e um lugar para a sua higiene. Não encha um quarto pequeno e escolha móveis que sejam proporcionais à área do quarto. O ideal é serem de menor tamanho e funcionais pois facilitam a circulação no quarto. Aposte ainda em móveis com bastante arrumação e reversíveis que poderão ser adaptáveis ao crescimento da criança. Ao planear a disposição do quarto, reserve ainda uma área dedicada às brincadeiras no chão, onde deverá colocar um tapete de borracha e facilmente lavável.

Como decorar um quarto de bebé

Existem vários modelos de berços disponíveis no mercado desde arredondados a retos, nos mais diversos estilos e cores. Muitos deles já incorporam arrumação com gavetas e outros trazem o trocador agrupado. O berço deverá ser estrategicamente colocado longe da janela para evitar as correntes de ar.

Como decorar um quarto de bebé

Um trocador é muito útil e necessário para que possa trocar as fraldas do seu bebé e vesti-lo. Caso seja incorporado numa cómoda, ainda lhe permite guardar algumas roupas, fraldas, cremes e outros acessórios essenciais à sua higiene, num fácil e rápido acesso.

Como decorar um quarto de bebé

Invista numa poltrona confortável pois ela será muito útil nas horas de amamentação do seu bebé. As poltronas poderão ser ou não de baloiço e poderá completá-la com um pequeno pufe para que possa repousar as suas pernas. É importante ainda que a poltrona seja forrada com um tecido fácil de limpar como o couro sintético ou natural pois será um local sujeito a muitas nódoas, por mais cuidado que tenha.

Como decorar um quarto de bebé

A iluminação deverá ser suave e discreta, sem focos de luz intensos. Aposte numa luz de presença que fique acesa durante a noite para ajudar as vigias noturnas, as trocas de fraldas e a amamentação.

Como decorar um quarto de bebé

Aposte em acessórios decorativos como tapetes, papel de parede e cortinados que, além de tornar o espaço mais bonito, ajudam ainda a controlar o excesso de luz e a minimizar os ruídos. As almofadas são outro elemento decorativo que pode ser usado no berço, na poltrona, em móveis e até no chão, disponíveis em diversos formatos e com padrões infantis. Outra sugestão é pintar uma árvore genealógica ou criar uma parede de molduras com fotos das várias fases do bebé ou com motivos de livros e tecidos.

Como decorar um quarto de bebé

Como decorar um quarto de bebé

Economize! Aproveite algumas peças de família ou dadas por amigos e recicle-as. Pinte um berço de outra cor, costure os cortinados ao seu gosto, pinte caixas decorativas, restaure os móveis ou forre uma poltrona com um novo tecido. Não há limites para a criatividade e tudo dependerá da sua inspiração e habilidade.

E para último deixamos o aspeto mais importante a ter em conta: a segurança. Receba o novo membro da família num ambiente seguro, comprando peças fabricadas dentro das normas de segurança e evite vidro, cerâmica e outros materiais perigosos. Utilize apenas tintas não tóxicas. Assegure-se que as tomadas estão tapadas e que os móveis têm cantos arredondados e fechos de seguranças nas portas e gavetas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui