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Como encarar a segunda feira?

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Quase ninguém gosta do primeiro dia da semana. Parece ser o dia que mais custa a levantar, em que estamos mais lentos, menos produtivos e em que olhamos para o fim de semana de modo ainda longínquo. Veja, então, o que pode fazer para tornar a sua segunda feira um dia melhor.

 

Regra geral, ao domingo à noite chega a mentalização de que a segunda feira está aí à porta, fazendo-nos pensar em tudo o que temos planeado para a semana que se avizinha, em todas as nossas obrigações, o que ficou pendente no trabalho, o que tem que ser resolvido ou até mesmo a dieta que tem que ser recomeçada.

Por que é a segunda feira tão odiada?

Como encarar a segunda feira?

Segundo Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente do Isma-BR (entitade internacional dedicada ao estudo do stress), uma das razões que origina tanto mau-humor é a alteração dos ponteiros do nosso relógio biológico – os horários são mais flexíveis ao sábado e ao domingo. Dá-se, então, uma quebra na rotina: dorme-se mais, come-se fora de horas ou mais tarde que o habitual e, muitas vezes, tomamos ainda uns copinhos no bar.

Ao chegar a segunda feira o organismo é forçado a reajustar-se num curto espaço de tempo e é essa readaptação que, de acordo com Ana Maria Rossi, nos traz tanto cansaço e preguiça logo de manhã.

Uma pesquisa levada a cabo pela Universidade de Flinders, na Austrália, suporta esta ideia. Os investigadores pediram a um grupo de 16 indivíduos para dormirem mais duas horas que nos dias de semana e, de seguida, foi-lhes recolhido amostras de saliva e hormonas, tendo sido observado que o relógio biológico dos participantes estava atrasado cerca de 45 minutos. Para além disso, os questionários respondidos pelos voluntários à segunda e à terça feira revelaram maior cansaço.

De acordo com Ricardo Pavanello, cardiologista no Hospital do Coração, em São Paulo, os exageros do fim de semana, como o excesso de sal, álcool e tabaco, também potenciam e justificam complicações cardíacas à segunda feira. Não quer isto dizer que só se dêem enfartes à segunda feira. Segundo Pavanello, é apenas o dia em que, devido a todos estes fatores, é favorável que tal aconteça. O especialista acrescenta ainda que, também os jogos de futebol ao fim de semana, praticado por quem, durante a semana, leva uma vida sedentária, sobrecarrega o corpo, sendo o stress do trabalho na segunda feira a gota de água.

De acordo com a psicóloga Ana Maria Rossi, antecipar de forma negativa a segunda feira quando chega o domingo, logo por volta da hora do almoço, é uma atitude bastante comum em quem não se sente bem no trabalho, seja por não se dar bem com os colegas, por não se sentir recompensado ou devido a questões salariais. Isto faz com que o corpo não seja o único a sofrer consequências, a mente também as sofre e o dia acaba por ficar estragado antes mesmo de chegar a noite. A especialista aconselha a que, nestas situações, se aproveite o momento e se tente pensar em algo positivo e estímulos recompensadores.

O psicólogo António Carlos Pereira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, alerta ainda para que o trabalho não seja encarado de forma tão pesada e avisa que não devemos relaxar apenas ao sábado e ao domingo. Podemos ir ao cinema durante a semana e tentar equilibrar as nossas atividades para que não haja tantas rotinas e para que, consequentemente, a segunda feira não seja tão “chata”.

Como encarar a segunda feira?

De seguida, damos-lhe algumas sugestões para facilitar o seu início de semana.

Aproveite o fim de semana

Não passe o fim de semana sem fazer nada, aproveite para fazer algo de que goste, para se encontrar com amigos e passar algum tempo com a família, visitar sítios novos, ver filmes. No fundo, faço algo de que gosta para que se possa sentir satisfeito para depois regressar ao trabalho.

Durma o suficiente

Convém que o domingo seja um dia mais calmo e menos cansativo. Evite atividades que o mantenham acordado toda a noite, como festas e bares. Durma o suficiente para que possa acordar bem de manhã.

Coloque o alarme para mais cedo

É segunda feira e acaba de sair do fim de semana, por isso, coloque o despertador para mais cedo que o habitual para que se possa arranjar com calma e para que tenha tempo para relaxar. Deste modo, não chegará atrasado ao trabalho, já a pensar que tudo está a correr mal e a queixar-se da vida.

Depois de se levantar, faça algo por si

O exercício físico é uma excelente escolha, mas opte por algo que não o desperte demasiado, como a meditação, para se sentir mais calmo. Pode também preferir um duche frio para se refrescar. Não se esqueça de tomar um pequeno-almoço saudável para lhe dar forças.

Vista a sua roupa preferida

Vestir algo de que realmente gosta irá dar-lhe confiança e fazer com que se sinta bem consigo próprio. Cuide de si.

Deixe o trabalho chato para outro dia

Visto que o trabalho é a principal razão pela qual as segundas feiras são tão odiadas, tente fazer nesse dia o que for mais agradável, deixando o trabalho chato para outro dia (de preferência para a sexta feira).

Planeie algo bom para o fim do dia

Combine encontrar-se com amigos ou com a sua cara metade no final do dia . Pode ser um simples jantar, mas com certeza que o fará sentir-se melhor se estiver a ter um mau dia. Contudo, não se estique com as horas e deite-se cedo…ou passará a odiar as terças feiras!

Mude de trabalho

Este é o último recurso. Se já nada funciona, se já tentou todas as dicas acima descritas e continua a não suportar as segundas feiras, talvez deva pensar em mudar de emprego. Sentir-se realizado a nível profissional é bastante importante, por isso, se é este o caso e é aqui que está a falhar, tire um tempo para si e comece a procurar algo novo. Para mais informação sobre este tema não se esqueça de ler o nosso artigo “Como atingir o sucesso profissional”.

Siga estes conselhos. Certamente irá sentir-se melhor consigo próprio e, quem sabe, passará a gostar das suas segundas feiras.

 

Fontes:

  • Revista Saúde – “Como encarar a segunda-feira?”
  • MagForWomen.com – “8 Ways To Face Mondays With A Smile”

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