Início Interiores Decoração e Design Conheça o tecido adequado à sua decoração

Conheça o tecido adequado à sua decoração

190
2

Já pensou em decorar a sua casa com tecidos? Leia o nosso artigo e veja as nossas sugestões. Conheça o tecido adequado à sua decoração, alinhave as ideias e costure uma decoração com muita criatividade.

 

Está cansada da sua decoração mas não quer gastar muito dinheiro? Com criatividade, basta um pequeno pedaço de tecido para dar um novo toque decorativo e aconchegante à sua casa. Práticos, económicos e versáteis, os tecidos proporcionam imensas ideias decorativas que passam por almofadas, mantas, cortinados, paredes, cadeiras, tudo o que a sua imaginação o permitir. Para isso basta que conheça o tecido adequado à sua decoração.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

 

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Hoje em dia, os tecidos existem nas mais variadas cores, padrões e tamanhos, tanto em fibras sintéticas como naturais. Nas fibras naturais encontramos o algodão, o linho, a seda e a lã. Enquanto a lã é uma excelente escolha para os estofos, o linho, o algodão e a seda são os mais indicados para cortinas e toalhas de mesa. Nas fibras artificiais, destaque para o poliéster, nylon e outras fibras acrílicas que são resistentes, simples de manter e de lavar pois não enrugam e nem encolhem com facilidade.

Na decoração com tecidos deverá ter especial atenção aos padrões de modo a que combinem com a restante decoração da área. Se escolher padrões mais pequenos e até de diferentes texturas opte por tecidos dentro da mesma gama de cores. Se, por outro lado, preferir utilizar apenas um padrão favorito, utilize esse mesmo padrão e as cores dominantes em diferentes materiais para manter o espaço harmonioso. Caso tenhas dúvidas na escolha do padrão, peça uma amostra do tecido para levar para casa de modo a ter a certeza que é a escolha acertada. De qualquer modo, lembre-se destas dicas:

Padrões com riscas  Os tecidos com riscas verticais dão a ilusão de uma altura maior enquanto os tecidos com riscas horizontais criam a ilusão de uma divisão maior.

Padrões ousados –  Este tipo de padrões são aconselhados para divisões onde não passa grande parte do tempo, como corredores, uma vez que podem causar muito impato no ambiente e cansar facilmente.

Misturar padrões – Cuidado redobrado se decidir misturar padrões pois não deve sobrecarregar uma divisão com demasiado brilhos e padrões. O ideal é combinar tecidos mais luxuosos com tons mais sóbrios para evitar que a divisão pareça demasiado cheia ou desorganizada.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

 

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Para além do importante desempenho no controlo da luminosidade natural, os cortinados complementam a decoração de uma divisão com o seu toque de elegância e a sensação de aconchego. Poderá, e deverá, escolhê-los de acordo com o seu gosto pessoal mas deverá ter cuidado para não errar na escolha do tecido. De modo a que isso não aconteça, jogue pelo seguro, e aposte num tecido liso ou estampado com uma tonalidade aproximada ou igual à restante decoração. Os cortinados em tecidos leves e de modelos simples são fáceis de conjugar com a restante decoração e proporcionam um ambiente moderno e harmonioso. Estes tecidos de cores claras são ainda uma excelente opção para dar suavidade a ambientes com paredes e pisos escuros para além de ser os mais acertados numa luminosidade suave. Contrariamente, deverá evitar modelos de cortinas pesados com muitas sobreposições e detalhes muito carregados.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Na hora de escolher os tecidos para o sofá e as respectivas almofadas, a principal regra é simples: o sofá deverá ser uma peça neutra e serão as almofadas com padrões mais ousados que darão destaque a este mobiliário. É uma opção bastante versátil e de baixo custo pois basta mudar as almofadas para ter uma decoração nova.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Se decidir escolher um sofá colorido ou com padrões, toda a restante decoração deverá ser em tons neutros de modo a que o sofá seja a peça em destaque na divisão e, também, para evitar um ambiente confuso e pouco acolhedor. Se forrar um sofá ou uma cadeira, tenha o cuidado de escolher um padrão de pequenas dimensões pois são mais elegantes e discretos e estas peças já se destacam o suficiente dada a sua dimensão. Uma das vantagens dos sofás com padrões, principalmente para quem tem crianças, é que estes disfarçam mais as nódoas que os tecidos lisos, à semelhança dos tecidos com texturas, como o algodão ou veludo, que também camuflam melhor as manchas em comparação com os tecidos sem texturas.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

As almofadas são o complemento ideal para os sofás e poltrona, capaz de personalizar a decoração de uma sala. Com tantas opções de padrões, formas, feitios, cores e tamanhos, as almofadas deverão combinar com as cores da divisão e ter o cuidado quanto ao número de almofadas que deverá variar consoante o tamanho do sofá.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Uma ideia decorativa fácil, criativa, económica e bastante versátil consiste em emoldurar tecidos, ou seja, colocar pedaços de tecidos, em tons iguais ou combinados com outros tons usados na decoração, em molduras penduradas nas paredes. Uma alternativa ou um complemento à decoração das paredes revestidas, habitualmente, por quadros decorativos e fotografias.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Se por outro lado, preferir destacar toda uma parede da divisão, poderá forrá-la com um tecido que combine com a restante decoração, em vez de usar o papel de parede. Porém, se os padrões forem muito vistosos, é aconselhável que o tecido seja colocado em somente numa parede ou então apenas na metade para cima. Poderá escolher qualquer tipo mas os tecidos mais grossos correm menos risco de a cola aparecer.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

E porque não fazer a sua própria cabeceira de cama? Simples e barato, necessita apenas de um bocado de madeira à medida da cama, uma camada de espuma e um agrafador próprio para fixar o tecido à madeira. O quarto ganhará uma nova decoração e quando se cansar poderá trocá-la sem remorsos de ter gasto muito dinheiro.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Reciclar. Palavra que tem vindo a ganhar força na decoração de interiores. Se tem um móvel que está estragado ou simplesmente não gosta dele, esta é uma solução económica e muito personalizada. Em vez de deitar fora e de comprar um novo, aproveite pedaços de tecidos e forre algumas partes dos móveis para lhes dar destaque, como portas, gavetas, prateleiras ou até mesmo o fundo de uma estante.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Os tecidos também exigem alguns cuidados em relação à manutenção e limpeza. Evite que eles fiquem em exposição direta ao sol porque com o passar do tempo eles ficam com uma aparência desgastada e velha. É recomendado o uso do aspirador e a lavagem a seco. Em caso de manchas, o ideal é usar um pano húmido e sabão neutro. Os couros naturais exigem um produto específico para preservar a sua beleza.

Conheça o tecido adequado à sua decoração

Se a sua casa é habitada por crianças e animais, tenha em conta a escolha do tecido. Muitos deles já vêm impermeabilizados, o que protege os tecidos e aumenta a sua durabilidade. As fibras naturais são mais resistentes à sujidade e limpa-se com mais facilidade, contrariamente às fibras artificiais que atraem mais o pó e exigem uma limpeza com maior regularidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. […] em formas decorar a sua casa sem ter que proceder a grandes remodelações. Seja através da melhor escolha de tecidos, da utilização de papel de parede, e até mesmo da separação de espaços, todas as ideias podem […]

  2. […] de paredes com pedras ou papel de parede, cores, quadros, almofadas, tapetes, padrões e tecidos onde, com certeza, encontrará outras ideias decorativas e esclarecerá algumas das suas dúvidas, […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui