Início Saúde Bem Estar Consumo de champanhe previne perda de memória

Consumo de champanhe previne perda de memória

195
0
Consumo de champanhe previne perda de memória

Dois copos por semana é o essencial

 

Um recente estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, afirma que beber champanhe previne a perda de memória associada ao envelhecimento e pode ajudar a retardar o surgimento de doenças degenerativas como a demência.
Segundo os investigadores britânicos, beber um a dois copos de champanhe por semana é o fundamental, uma vez que os compostos fenólicos, antioxidantes que combatem o envelhecimento celular, também denominados radicais livres, presentes nesta bebida alcoólica, melhoram a memória espacial, responsável pela “gravação” de informação sobre o ambiente de cada um e pelo armazenamento de dados para uso futuro.
Para os especialistas, estes compostos regulam os sinais no hipocampo e no córtex que controlam a memória e a aprendizagem, o que explica os seus benefícios para o cérebro, já que modificam favoravelmente algumas proteínas associadas à manutenção das recordações no cérebro.
Com o avanço da idade, muitas das proteínas tendem a desaparecer, porém, o estudo divulgado pela equipa britânica salienta que o champanhe retarda a perda da memória, prevenindo o aparecimento precoce de distúrbios cognitivos que surgem à medida que os indivíduos envelhecem, uma vez que esta bebbida alcoólica tem “níveis mais altos de compostos fenólicos do que o vinho branco”.
Para Jeremy Spencer, do departamento de ciências nutricionais da Universidade de Reading, estes resultados demonstram, “pela primeira vez, que o consumo moderado de champanhe tem o potencial para influenciar o funcionamento cognitivo, nomeadamente a memória. Acreditamos que a ingestão de um a dois copos por semana pode ser eficaz”,

Para além desta descoberta, os investigadores Universidade de Reading revelaram que o consumo de dois copos de champanhe por dia pode ser, além disso, benéfico para o coração e a circulação sanguínea, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral e doença cardiovascular.

 

Fontes:

  • Boas Notícias – “Beber champanhe previne a perda de memória”
  • Antioxidants & Redox Signaling – “Phenolic Acid Intake, Delivered Via Moderate Champagne Wine Consumption, Improves Spatial Working Memory Via the Modulation of Hippocampal and Cortical Protein Expression/Activation”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui