Início Saúde Fitness Controlar a frequência cardíaca ajuda na perda de peso

Controlar a frequência cardíaca ajuda na perda de peso

216
0

Controlar a frequência cardíaca pode contribuir para o emagrecimento e aumento do rendimento físico.

 

Todos nós sabemos o quão difícil é  fechar a boca a certos alimentos. Mas também sabemos que apostar em exercícios físicos e manter uma alimentação saudável é dos segredos para perder aqueles quilinhos indesejáveis.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que aliar o controle da frequência cardíaca com a atividade física pode ajudar na hora de perder peso. Esse monitoramento evita que o atleta exceda os seus limites, isto é, a utilização da frequência cardíaca na atividade física pode ser muito útil já que é possível determinar a zona de treino em que um atleta se encontra, ajudando a regular a intensidade do esforço realizado, controlar o nível de recuperação durante os intervalos e após finalizar a sua atividade. Assim, como forma de controle de treino, entender e saber utilizar a frequência cardíaca pode contribuir para o rendimento físico e também para o emagrecimento.

A frequência cardíaca (FC) corresponde ao número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que ele bate por minuto. Para que a ela seja aliada ao emagrecimento deve ficar entre 60% e 80% de sua medida máxima. Se quisermos utilizar a nossa FC para perder peso, devemos procurar um médico para que receba uma orientação desde o início da atividade.

Na hora da atividade física é importante controlar a sua pulsação várias vezes para assegurar que está na intensidade correta. Na dúvida, diminua a velocidade ou até pare se precisar.

O ideal é exercitar-se por 30 minutos, o que já é o suficiente para aumentar o metabolismo do corpo e começar o processo de usar mais gordura como fonte de energia. E não se esqueça de verificar sempre a sua frequência cardíaca com a ajuda de aparelhos.

Além de diminuir a gordura corporal, a frequência cardíaca também ajuda na redução da pressão arterial, colesterol e diminui o risco de doenças degenerativas.

Como medir a frequência cardíaca?

A frequência cardíaca pode ser medida por meio de um monitor cardíaco, composto por uma cinta com sensores, colocado na altura do peito, e um relógio que recebe as informações no visor. Além disso, ela também pode ser medida manualmente em diferentes partes do corpo:

• Frequência cardíaca no punho
Esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. Abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área no punho direito até que perceba o pulsar do fluxo de sangue.

• Frequência cardíaca no pescoço
Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação. Essa região apresenta receptores de pressão que regulam a frequência cardíaca. Dessa forma, quando é pressionada, recebemos a informação de aumento de pressão e a resposta é de queda da frequência.

Controlar a frequência cardíaca ajuda na perda de peso
ATENÇÃO…O facto de aprendermos a medir a nossa frequência cardíaca não implica que já podemos usá-la com o objectivo de perder peso em todos os exercícios, uma vez que cada atividade física tem uma frequência cardíaca diferente. Isso ocorre porque a intensidade dos exercícios muda, os exercícios que agem só na articulação terão uma FC menor em relação aos exercícios que trabalham todo o corpo de forma íntegra.

Por isso, antes de associar a FC com os exercícios físicos, recomenda-se a ajuda de um profissional especializado para que seja possível alcançar o resultado pretendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui